Passeios de barco nos rios serão implantados como opção de lazer

Prefeitura quer incentivar turismo local e despertar a consciência

Os teresinenses podem ganhar nos próximos meses novas opções de lazer e entretenimento. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), está viabilizando a implantação de barcos de passeio turísticos pelos rios Poti e Parnaíba.

O secretário da pasta, Fábio Nery, explica que o objetivo do executivo municipal é propiciar aos turistas e moradores de Teresina um contato mais próximo com os rios da cidade. “O público-alvo do projeto também são os jovens e crianças. Os passeios podem propiciar consciência ambiental a eles”, acredita Fábio.

O roteiro do passeio já foi definido pela prefeitura e vai percorrer as zonas Sul, Leste e Norte da cidade. A ideia é que o ponto de partida seja no rio Parnaíba, em frente ao Troca-Troca, depois siga para o Parque Ambiental Encontro dos Rios e continue em direção ao Parque Zoobotânico e termine na Potycabana.

“Para colocar o projeto em prática, a prefeitura tenta parcerias com empresários que tenham experiências na área de turismo e queiram explorar os percursos”, conta o secretário Fábio Nery. Técnicos do Ceará estarão em Teresina nos próximos dias para realizarem um estudo sobre a viabilidade da iniciativa.

Serão analisados os critérios de navegabilidade dos rios, dimensão do porte de barcos e os investimentos que deverão ser feitos para a implantação do projeto. “Caso tudo dê certo, até o final do ano iniciaremos os passeios”, afirma o secretário Fábio Nery.

Somente após o levantamento técnico, a prefeitura vai definir o cronograma dos passeios e quanto custará o acesso da população ao serviço.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel