Paulistana promove Dia da Agricultura Familiar

O evento, que recebeu cerca de 600 pessoas, foi mais uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com outros órgãos

Escolhido para representar o Território do Vale do Rio Guaribas, o município de Paulistana, situado a 461 km de Teresina, sediou, nessa quarta-feira (26), o Dia da Agricultura Familiar. O diretor geral do Emater (PI), Adalberto Nascimento, esteve presente e disse que o evento reúne o maior dos 11 territórios do Piauí e que o Emater tem escritórios em todos os municípios.

O evento, que recebeu cerca de 600 pessoas, foi mais uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com órgãos como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), além do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Crédito Fundiário, Fetag, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Secretarias Municipais de Agricultura com o apoio das prefeituras municipais, entre outros.

?Aproveitaremos para mostrar o trabalho que está sendo feito na área do crédito, na assistência a hortas, galinha caipira, ovinocaprinocultura, além de lançar o DVD com nosso trabalho pioneiro feito com as comunidades quilombolas?, afirma Adalberto Nascimento.

Representando a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pela qual coordena, através de convênio com as unidades do Emater do Nordeste, a divulgação do portfólio temático de tecnologias aplicadas pela Embrapa em apoio ao serviço de assitência técnica e extensão rural, também esteve presente no evento o ex-diretor geral do Emater, Francisco Guedes. Na oportunidade, ele disse que esse dia é importante para o Território do Vale do Rio Guaribas porque representa comemoração do fortalecimento da agricultura familiar no território, ao tempo em que é feita uma reflexão acerca de alguns entraves que ainda ocorrem para o seu desenvolvimento.

"Apresentamos uma série de DVDs com os Dias de Campo das últimas pesquisas e tecnologias geradas pela Embrapa para serem repassadas e que sejam aplicadas o quanto antes na agricultura familiar, através dos extensionistas do Emater", conclui Guedes.

Sobre o evento

O Dia da Agricultura Familiar é uma forma, também, de consolidar o processo de reestruturação do Emater, já que promove a entrega de veículos e equipamentos, o que fará com que os extensionistas rurais possam prestar assistência técnica de melhor qualidade, com mais segurança e maior conforto.

Ainda segundo Adalberto Nascimento, um trabalho em parceria com outros órgãos sempre tem melhor resultado. ?A geração de emprego e renda no campo é bem mais vista, concreta e sólida, e quem ganha com isso são os agricultores familiares?, enfatiza.

O Território da Cidadania Vale do Guaribas compreende 39 municípios: Alagoinha do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Francisco Santos, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Marcolândia, Patos do Piauí, Queimada Nova, Santo Antônio de Lisboa, São João da Canabrava, São Julião, São Luís do Piauí, Simões, Sussuapara, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí, Acauã, Alegrete do Piauí, Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Bocaina, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Dom Expedito Lopes, Fronteiras, Geminiano, Itainópolis, Jaicós, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Padre Marcos, Paquetá, Paulistana, Picos, Pio IX, Santana do Piauí e São José do Piauí.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br