Pela 1ª vez em séculos, China deixa de ser o país mais populoso do mundo

É possível que a China já detivesse esse título há centenas de anos, uma vez que em 1750 estima-se que havia 225 milhões de chineses, o que a tornava o país mais populoso naquele ano.

Avalie a matéria:
População no mercado em Mumbai, na Índia, em 2023 | Índia ultrapassa China
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No decorrer deste mês, a Índia ultrapassou a China em termos de tamanho populacional, resultando na Índia tornando-se a nação com o maior número de cidadãos, o que não ocorria há séculos. A contagem das populações de cada país do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU) teve início em 1950, tendo a China sido a nação mais populosa do planeta desde então. 

No entanto, é possível que a China já detivesse esse título há centenas de anos, uma vez que em 1750 estima-se que havia 225 milhões de chineses, o que a tornava o país mais populoso naquele ano.

A população chinesa enfrenta um cenário de envelhecimento e crescimento estagnado, fruto da instauração da política do filho único na década de 1980. Apesar do término da política, a estagnação do crescimento persistiu e agora a população chinesa está prestes a encolher. 

De acordo com projeções, em 2050 a população será 8% menor do que a atual. Por outro lado, a Índia possui uma população muito mais jovem, com taxa de fertilidade mais elevada e redução da mortalidade infantil ao longo das últimas três décadas.

De acordo com o professor emérito de sociologia da Texas A&M University, Dudley Poston Jr., a Índia tem o maior número de bebês nascidos a cada ano em comparação com qualquer outro país, enquanto a China registra mais mortes do que nascimentos anualmente. Uma população

Leia Mais

A Índia também já implementou políticas para reduzir o ritmo de crescimento populacional. Durante a gestão de Indira Ghandi, que governou em dois períodos (de 1966 a 1977 e de 1980 a 1984, quando foi assassinada), foram implementados programas de esterilização em massa, nos quais homens eram forçados a fazer vasectomias sob ameaças de perda de salário ou emprego. Além disso, a polícia prendia homens pobres nas estações de trem e os forçava a passarem pelo procedimento de vasectomia.

A democracia é praticada na Índia, diferentemente da China, onde o governo é autoritário. O programa liderado por Indira Ghandi foi interrompido quando perdeu a eleição. Embora a fertilidade na Índia tenha diminuído, foi em um ritmo mais lento em comparação com a China.

Enquanto a força de trabalho na Índia continua crescendo, o envelhecimento da população produtiva na China traz preocupações. A atividade econômica é impulsionada pelo crescimento populacional na Índia, mas é difícil recuperar esse crescimento quando o nível de fertilidade é baixo, mesmo com incentivos governamentais para estimular o nascimento de mais crianças, como afirmou Toshiko Kaneda, diretor técnico de pesquisa demográfica do Population Reference Bureau, em Washington.

Stuart Gietel-Basten, um professor da Khalifa University of Science and Technology em Abu Dhabi, expressou que a China enfrentará dificuldades psicológicas devido à rivalidade entre os dois países em outras áreas. Ele também destacou que este é um momento significativo para a humanidade. Um ponto base

O último censo da China foi realizado em 2020. Para calcular o crescimento populacional desde então, os demógrafos utilizaram registros de nascimento e morte, além de outras informações administrativas.

Já o último censo da Índia ocorreu em 2011, e o censo planejado para 2021 precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19.

Durante mais de dez anos sem uma contagem populacional oficial, pesquisas de amostra foram realizadas para preencher as lacunas e ajudar os demógrafos a entender a população, relatou Alok Vajpeyi da ONG Population Foundation of India em Nova Delhi. A representante do Fundo de População da ONU para a Índia, Andrea Wojnar, afirmou que a agência está confiante nos números da pesquisa, uma vez que ela utiliza uma metodologia bastante rigorosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES