Penitenciárias do Piauí recebem investimento em Segurança

A distribuição do armamento ficará a encargo da Duap

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) realiza, na próxima segunda-feira (26), às 9h, em solenidade na Casa de Custódia de Teresina, a entrega de 20 novas espingardas calibre 12 adquiridas pelo órgão e destinadas a 13 unidades prisionais do Estado. O órgão prevê a aquisição de mais 20 espingardas do mesmo calibre até o final deste ano.

Image title

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, afirma que o investimento faz parte da reestruturação das unidades prisionais, planejada pela Sejus e pelo Governo do Estado. “Estamos modernizando as penitenciárias e a aquisição de novos equipamentos de segurança é essencial, o que dá funcionalidade ao sistema prisional”, destaca.

Para o diretor de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça, tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, as novas armas são de suma importância para a segurança dos agentes penitenciários, que trabalham diretamente com os internos, e, portanto, para a segurança das prisões de um modo geral.

“Esta é a primeira vez que a Sejus adquire, diretamente, armas para o sistema. Estamos trabalhando para adquirir mais armas e equipamentos de segurança, reduzindo a carência nas unidades e dando mais segurança para os agentes. Essa iniciativa vai melhorar significativamente o trabalho nas unidades", ressalta.

A distribuição do armamento ficará a encargo da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), que já definiu a quantidade de armas que cada unidade vai receber. A Duap reforça que a Sejus vem realizando uma série de levantamentos nas penitenciárias, a fim de identificar problemas e promover soluções em tempo hábil.


Fonte: Com informações da Assessoria