Perda de cabelos pode ser queixa de quem teve Covid 19

O problema é mais comum do que se imagina e pode atingir uma parte das pessoas que já foram infectadas

Infectados por Covid-19 reclamam da perda de cabelos | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pode até parecer que  é exagero, mas há pacientes  que tiveram Covid-19 que se queixam de queda de cabelo depois de passar pela infecção. O problema já foi percebido em aproximadamente 30% dos indivíduos com diagnóstico de infecção por coronavírus, podendo acometer homens e mulheres igualmente.

A queda de cabelo em grande quantidade conhecida como Eflúvio Telógeno, também é observada em doenças que, também, acometeram muitos brasileiros, caso da zika e chikungunya, outras viroses importantes que causam estresse fisiológico.

Segundo a  dermatologista, Carla Nogueira, o eflúvio telógeno agudo ocorre devido a uma reação do organismo ao vírus, levando à alteração do ciclo capilar. “A fase anágena, ou estágio ativo, é a fase de crescimento dos fios no couro cabeludo, podendo durar de 2 a 4 anos, enquanto a fase telógena do ciclo capilar, é a fase de repouso, onde é normal a queda dos cabelos”.

O que ocorre nesses casos de infecção viral, é que mais fios entram na fase de repouso após a infecção viral, caindo em maior quantidade nos próximos 3 a 6 meses subsequentes ao quadro.

O eflúvio telógeno, nesses casos, é temporário e reversível e, mesmo realizando tratamentos nesse período, é preciso aguardar de 3 a 6 meses para que o ciclo capilar retorne para sua atividade normal.

Uma queixa percebida foi a queda de cabelo/crédito:reprodução internet

Higiene é essencial nesse caso

A especialista orienta. “A higiene do couro cabeludo de forma frequente, com uso de xampus para cada tipo de cabelos, visando reduzir acúmulo de resíduos e evitar a oleosidade do couro cabeludo”.

Podemos utilizar formulações orais com o intuito de melhorar a estrutura dos novos fios que virão a nascer após o reestabelecimento do ciclo capilar, assim como a orientação de melhora do aporte nutricional dos pacientes através da melhora da alimentação, tudo isso sempre com o acompanhamento de um dermatologista de confiança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES