Peregrinos caminham 50 km para chegar até novo Santuário no Brasil

Novo Santuário de Santa Rita de Cássia é o maior do mundo dedicado à Santa. O Santuário está localizado em Cássia, sudoeste de Minas Gerais.

Peregrinos caminham até novo santuário de Santa Rita | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ato de peregrinar existe desde os tempos mais remotos e se mantém até hoje. Para a inauguração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, um grupo de 400 pessoas saiu dia 21 de maio, da cidade de Passos-MG, com destino ao novo Santuário. A distância entre as cidades corresponde a cerca de 50 Km.

 “É bem difícil e muito complicado. Faltando uns 20 km para chegar tive que parar e entrar no ônibus. São muitas as dores no corpo e nas pernas. Mas, estou muito feliz, foi muito bom”, conta o entregado, Samuel Vilela de Souza.

 

Samuel com seus familiares

A estudante de publicidade, Maria Fernanda Campos, que também fez o percurso pela primeira vez e foi até o fim. “É muita emoção, uma energia diferente”.

Famílias peregrinam para conhecer novo santuário - Divulgação

Dia especial

Esta também foi a primeira vez do publicitário Renato Macota. “É uma experiência única. Não imaginava que seria tão especial. Já passei por muitos momentos espirituais, mas, esse foi diferente. Já quero que chegue o ano que vem para fazer de novo”.

 Maria Fernanda e Renato estão produzindo um documentário sobre a peregrinação de Passos que, neste ano, completa 13 anos de história. 

Inauguração 

Dia 22, foi o terceiro dia de comemoração do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior do mundo dedicado à Santa. O Santuário está localizado em Cássia, sudoeste de Minas Gerais. A cidade é conhecida por sua devoção àquela que foi escolhida como sua padroeira.

Cidade brasileira será centro de romarias - Divulgação

Cidade irmã

Cássia tem na Itália, sua cidade-irmã. No dia 29 de dezembro de 1999, a prefeitura de Cascia, na Itália declarou a cidade italiana cidade-irmã de Cássia, no Brasil. Assim, a cidade brasileira de quase 18 mil habitantes torna o principal centro de romarias e de devoção à Santa Rita em todo Brasil.

Dia 21, o dia começou com Missa solene de Sagração do novo Santuário.

 “O novo Santuário marca a piedade e a religiosidade. Aqui é um lugar para as pessoas se alimentarem do sacramento e buscarem a paz interior e a alegria.”, declara o bispo responsável pela Diocese de Guaxupé, bispo Dom José Lanza Neto.

Dia 22, comemorou-se o aniversário de Santa Rita de Cássia que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.

Novo santuário fica em Minas Gerais - Divulgação

Novo Santuário

O novo Santuário ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo 10.600 m2 de edificação. Abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário e a réplica da casa de Santa Rita de Cássia. Com capacidade para até 5 mil pessoas sentadas, 2 mil em pé, conta com sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros.

 História de Santa Rita de Cássia

Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.

reprodução

Conversão

Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido acabou assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. 

Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. 

Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! Por isso, acredite sempre no poder dessa doce sofredora e conte com sua intercessão para ter ajuda com suas causas impossíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES