Perigo iminente: Barragem no RS em alerta máximo por risco de rompimento

Defesa Civil informou que está tomando as providências para garantir a segurança dos moradores da região

Avalie a matéria:
Barragem 14 de Julho se rompeu parcialmente no RS | Imagem: Reprodução/Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de segunda-feira (13), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul comunicou que a Usina Hidrelétrica Bugres, na Barragem Salto, localizada em São Francisco de Paula, passou do estágio de alerta para emergência, indicando risco iminente de ruptura e demandando medidas urgentes para garantir a segurança da população. 

Com essa atualização, o estado agora enfrenta a situação crítica de duas barragens em estado de emergênciaAlém da barragem sob responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Barragem Santa Lúcia, sob gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), também suscita preocupações para as autoridades estaduais.

Em nota, a Defesa Civil informou que está tomando as medidas necessárias para garantir a segurança dos moradores próximos às estruturas. 

Conforme informado pela Defesa Civil, a Pequena Central Hidrelétrica Salto Forqueta, localizada em São José do Herval/Putinga, saiu do estado de emergência e foi reclassificada para o nível de alerta. Nesse estágio, as irregularidades ainda apresentam risco à segurança da barragem, demandando medidas para garantir sua integridade. Outras barragens encontram-se nesta mesma condição. A seguir, confira a lista. 

- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves

- UHE Dona Francisca, em Nova Palma

- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul

- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves

- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES