Período chuvoso aumenta riscos de acidentes devido pista molhada em Teresina

Como a água no asfalto reduz a aderência do veículo com o chão, a atenção deve ser redobrada no trânsito e não apenas nas BRs, mas também nas ruas e avenidas da malha urbana da capital

A época de chuvas que acomete Teresina durante os primeiros meses do ano traz uma preocupação a mais para os condutores, pois a pista molhada apresenta um risco extra de acidentes.


Como a água no asfalto reduz a aderência do veículo com o chão, a atenção deve ser redobrada no trânsito e não apenas nas BRs, mas também nas ruas e avenidas da malha urbana da capital.

Apesar de não haver estatísticas oficiais sobre o aumento do número de acidentes no período chuvoso, Samyra Motta, coordenadora de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), acredita que as colisões podem até aumentar, mas não chega a apresentar aumento expressivo.

"Por causa da questão da água na pista e da aquaplanagem, o risco de colisão traseira aumenta. Por isso, o condutor deve estar sempre atento para o comportamento das outras pessoas que dividem a pista", aponta.

Samyra destaca algumas atitudes que devem ser tomadas visando a segurança no trânsito. Manter certa distância dos veículos próximos, especialmente com quem está vindo logo atrás é uma delas.

"Como a pista está molhada, é preciso ter uma reação mais rápida. Por mais que o motorista mantenha distância do veículo da frente, quem está atrás pode não ter a mesma atenção. Cautela no trânsito é sempre necessário, em todas as situações", pontua a gerente de educação no trânsito.

Atenção aos itens do veículo, que devem estar corretamente ajustados. Especialmente aos pneus. "O motorista deve ficar de olho no pneu, verificar se ele não está desgastado.

Na época de sol intenso, é necessário checar se eles estão em boas condições de uso, pois não pode estar desgastado. Na chuva eles devem estar em melhores condições, pois um pneu 'careca' pode contribuir para um acidente", pontua Samyra Motta.

Finalmente, Samyra alerta para o desenrolar lento do trânsito. Segundo ela, as pessoas dirigem mais lentamente e o trânsito fica mais moroso. "Mas isto não é motivo para criar caos no trânsito. Isto é um sinal de que outras pessoas estão se preocupando.

Para terminar, a dica principal é manter os faróis acesos, sempre checando o funcionamento dos mesmos. Com essas medidas, todos no trânsito ficam beneficiados", finaliza.

 

Fonte: Olegário Borges