Período de chuvas causam prejuízo a moradores em THE

Período de chuvas causam prejuízo a moradores em THE

Na Av. Dom Severino, a falta de galerias, ou muitas vezes o entupimento delas são responsáveis pelo acúmulo de água.

Os problemas ocasionados pela chuva são uma preocupação constante de quem mora na zona Leste da cidade. Seja na região nobre ou nos conjuntos habitacionais, uma chuva de poucas horas e mesmo de menor intensidade pode provocar grandes estragos e deixar teresinenses por horas ilhados por conta da água acumulada.

Exemplos desta natureza podem ser facilmente identificados na Av. Dom Severino, assim como em outras vias da região. A falta de galerias, ou muitas vezes o entupimento delas são responsáveis pelo acúmulo de água que deixa os locais intrafegáveis.

Mas é sobretudo nos conjuntos habitacionais que o problema se concentra. Reinaldo de Sousa mora no conjunto Sigefredo Pacheco, no Vale do Gavião, há nove meses e nesse tempo ele afirma que a água já invadiu sua casa por três vezes. Apesar de uma das ruas que dão acesso à Quadra C2 já ter sido rebaixada para facilitar o escoamento da água, o problema permanece e tem gerado insatisfação entre os moradores.

No conjunto são cerca de dez famílias que estão nessa situação e Reinaldo é apenas um deles. Da última vez, ele afirma que a água atingiu cerca de 10 cm de altura, prejudicando apenas a cama. Mas há casos piores. Em terreno mais baixo, a água atingiu uma altura de 50 cm. ?Para você ver, ele colocou foi esse paredão de tijolo na porta pra barrar a água e nem isso foi suficiente. A água, mesmo assim, entrou?, explica Reinaldo.

Gessiane de Lima também teve sua casa prejudicada com a água e a lama que invadiu meio metro. ?O problema é que as ruas são altas. Apesar deles terem baixado o nível de uma rua, o problema continua porque vem da outra.

As plantas e o mato que têm aqui ninguém nem via de tanta água. Da última vez, amanheceu e a água ainda dentro de casa. O meu marido até matou uma cobra de 1 metro na porta da nossa casa. E a gente que tem criança pequena em casa. É um perigo?, lembra a moradora, que afirma que sempre que chove levanta as coisas de casa para não molhar.

O superintendente de Desenvolvimento da zona Leste de Teresina, Marcílio Bona, reconhece o problema na região, mas afirma não existir nenhum projeto previsto para a colocação de galerias no local.

Fonte: Virgínia Santos