Pesquisa revela que pílula é 100% efetiva contra o HIV

Pesquisas observacionais não são consideradas cientificamente

Cientistas revelaram que a pílula Truvada, um antirretroviral utilizado para usuários se protegerem do HIV, pode ser a nova “vacina” contra a doença. Os pesquisadores da empresa observaram 657 homens que tomavam o remédio há dois anos e meio.


Image title

O estudo apontou que todos os pacientes tinham altas taxas de infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, muitos deles utilizaram drogas injetáveis ou diminuíram o uso do preservativo durante o tratamento.

Mesmo assim, não houve novas infecções pelo HIV entre os participantes deste grupo. No entanto, eles contraíram outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e sífilis.

Contudo, pesquisas observacionais não são consideradas cientificamente rigorosas. Ensaios clínicos em que participantes recebem placebo aleatoriamente são mais conclusivos.

O estudo não fez exames de sangue nos pacientes para se certificar de que eles estavam tomando a Truvada regularmente. Afinal, ela é altamente eficaz na prevenção da infecção apenas quando os participantes tomam todas ou a maioria das capsulas diárias.

Fonte: Com informações da Revista Exame