Pessoas vivem em condições sub-humanas no lixão de Jaicós

Pessoas vivem em condições sub-humanas no lixão de Jaicós

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um cenário triste e revoltante existe e pode ser comprovado por qualquer um no terreno onde funciona como depósito de lixo (lixão) da cidade de Jaicós.

O lixão se localiza na localidade Flamengo, há poucos quilômetros da sede do município. A reportagem esteve no local na manhã deste sábado (16), acompanhado da Nutricionista Auriléia Paiva e da enfermeira aposentada Maria Auzenir Paiva, para verificar in loco sobre a informação de que havia pessoas morando no lixão.

Muito antes de entrar no terreno destinado ao depósito de entulhos, o lixo já está espalhado pela mata, em roças e propriedades vizinhas. Um dos objetivos da visita foi manter um contato com as pessoas que além de trabalhar, moram no lixão, arriscando as próprias vidas, em busca de ganhar o pão de cada dia.

Como é o caso de Elismar, 32 anos, separado e com três filhos, que segundo ele, moram com a sua mãe em um bairro da periferia de Jaicós. O catador informou que numa semana boa, consegue receber uma média de 100 reais com a venda de recicláveis. Aos 62 anos, o Sr. Etevaldo Alberto, é outro que sustenta a família com o que ganha trabalhando no lixão.

Situação mais deplorável é a do casal José Odete, 51, e Maria do Socorro Lima, 37, que estão vivendo há 04 meses no lixão. Questionados sobre o que os levou a morar no meio do lixo, a catadora desabafou que morava em outro local que está quase caindo e também porque precisavam trabalhar, para terem pelo menos como comprar alimentos. “A gente come produtos que encontra no lixão também, como as verduras que jogam na segunda, depois da feira-livre”, disse. José Odete informar que a renda do casal fica em média em 80 reais por quinzena.


A Nutricionista explicou para os moradores dos sérios riscos que essas pessoas estão correndo pela falta de cuidados com a saúde, pois onde moram, em pequenos barracos, o espaço é dividido com lixo, animais e insetos o que faz com que estejam vulneráveis à doenças, além de que o o alimento que é consumido por eles, é preparado nesse local, em meio à moscas e todo tipo de sujeiras. Outro fato que chama a atenção, é o de que essas pessoas não usam nenhum equipamento de proteção, como máscaras e luvas, além de serem desassistidos de qualquer atenção por parte dos poderes públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES