PF deflagra operação contra fraude em empréstimos da Caixa em Teresina

Ação investiga prejuízo de R$ 149 mil e cumpre 5 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão

Operação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (25/08), deflagrou em Teresina, a segunda fase da Operação “Margem Livre”,  que visa apurar empréstimos consignados junto à Caixa Econômica Federal, obtidos ilegalmente, com falsificação de documentos em nome de servidores públicos estaduais.  

Operação Margem Livre é deflagrada pela Polícia Federal em Teresina - Foto: Divulgação/PF

Até o momento, como consequência direta dos crimes investigados, identificou-se a obtenção ilícita de R$ 149 mil, em prejuízo da Caixa Econômica Federal. Avalia-se que o montante seja maior, considerando a habitualidade e reiteração de conduta dos integrantes do consórcio criminoso.

“Essa organização criminosa tinha acesso a contracheques de servidores públicos estaduais. Eles faziam um filtro, uma seleção daqueles que tivessem uma margem consignada maior e, com o uso de documentos falsos, obtinham junto à Caixa Econômica Federal e em benefício dessa organização criminosa os referidos empréstimos fraudulentos”, destacou a superintendente da Polícia Federal do Piauí, delegada Mariana Paranhos.

Nesta fase da investigação, espera-se atingir o núcleo da associação criminosa e seus principais articuladores, sendo mobilizados 26 policiais federais para o cumprimento de 5 mandados de prisão e 4 mandados de busca e apreensão na cidade de Teresina, expedidos pela Justiça Federal.

Criminosos utilizavam nome de servidores públicos estaduais e fraudavam documentos - Foto: Divulgação

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado (art. 171, §3º, CP), falsificação e uso de documentos público e privado (arts. 298, 299 e 304, CP) e associação criminosa (art. 288, CP), cujo somatório de penas pode alcançar 19 anos de reclusão. 

O nome da operação faz referência à margem consignável, ou margem livre, constante no contracheque dos servidores públicos e usada pelo grupo criminoso para a obtenção dos empréstimos fraudulentos.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES