PI tem plano para 20 novos aeroportos

As obras nos aeroportos de Oeiras, Picos, Uruçuí e Floriano também deverão ser retomados este ano.

O Piauí ampliará o número de aeroportos este ano. O secretário estadual de Transportes, Alexandre Nogueira, revela que o Governo pretende começar a construir ainda este semestre os aeroportos dos municípios de Piripiri, Piracuruca, Gilbués, Bom Jesus e Paulistana. "Já retomamos as obras em Picos. No caso de Floriano, devemos concluir a entrega em 120 dias", explica Nogueira.

O maior entrave para o início das obras, diz o secretário, está na liberação das licenças ambientais. Ele destaca que o Governo está trabalhando um plano aeroviário estadual, cuja meta é construir ou reformar 20 aeroportos no Estado, dobrando a atual capacidade nessa área.

"Cada aeroporto desses terá uma importância regional. No caso de Piracuruca, é o turismo e o de Bom Jesus, são os negócios, por exemplo", ressalta. As obras nos aeroportos de Oeiras, Picos, Uruçuí e Floriano também deverão ser retomados este ano por orientação do governador Wellington Dias.

Alexandre pontua que a Secretaria Estadual de Transportes trabalha para que os aeroportos que já possuem projetos sejam incluídos no Programa de Infraestrutura (Proinfra) ou no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), do Governo Federal, acelerando assim o andamento das obras.

O aeroporto internacional de Parnaíba será inaugurado no próximo dia 13 de março, e terá a ampliação da pista de pouso em mais 450 metros, passando dos atuais 2.050 para 2,5 mil metros.

O pleno funcionamento do aeroporto abrirá portas para os estrangeiros, incrementando o turismo local, o comércio com o exterior e aumentando, consequentemente, as perspectivas de emprego e renda para a população local. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte