PI: Wellington Dias determina reforma e construção de novas pontes

As primeiras chuvas de 2016 trouxeram alguns prejuízos.

As primeiras chuvas de 2016 trouxeram alguns prejuízos e com eles medidas emergenciais que vêm sendo implementadas pelo governador Wellington Dias, notadamente em pontes que denunciam fraca estrutura. O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) já foi autorizado pelo governador a construir urgentemente nova ponte entre os municípios de Batalha e Esperantina, na PI 117. A antiga, com 10 metros de extensão, desabou na virada do ano.

“Um decreto emergencial autorizado pelo governador Wellington Dias permitirá, em tempo hábil, a construção de uma nova ponte no local da que cedeu após a chuva do último dia 1° de janeiro. Por conta da estrutura comprometida, preferimos demolir por completo e construir do zero uma nova ponte”, explica o diretor-geral do DER, José Dias. Ele esteve no local, acompanhado de engenheiros e técnicos do órgão, ocasião em que foi definida a construção de um desvio para não prejudicar o trânsito na região.

Wellington Dias determina construção de pontes (Crédito: Reprodução)
Wellington Dias determina construção de pontes (Crédito: Reprodução)

"A orientação do governador Wellington Dias é recuperar ou mesmo construir novas estruturas dependendo da necessidade”, adiantou o diretor-geral do DER. Segundo ele, já está sendo providenciado um levantamento de todas as pontes do estado, que receberão visitas de técnicos do órgão para analisarem a situação de estrutura de cada uma. “Iniciamos esse trabalho ainda em 2015, e agora estamos intensificando, para a execução das reformas necessárias”, diz.

Por conta da determinação do governador Wellington Dias, alguns trabalhos emergenciais estão sendo levados a efeito. De acordo com o DER, outras pontes com eventuais problemas em sua estrutura começarão a receber os reparos até o início de fevereiro. Pontes novas serão construídas, como a que já foi definida na região de Porto e Miguel Alves, norte do Estado.

Informa ainda o engenheiro José Dias que o Governo do Estado deve investir pelo menos R$ 8 milhões este ano na construção e reforma de pontes. Ele ressaltou que algumas já foram concluídas, como a que fica localizada sobre o Riacho Água Suja, que liga as cidades de Conceição de Canindé e Jacobina do Piauí, na PI 143, Centro-Sul do estado.

Fonte: Com informações do Portal do Governo