"Pianista sexy" vai de maiô a protesto por mais educação e irrita índios; foto

Rita Tibes, que faz vídeos nua, diz que fez "protesto inspirado no Femen".

Rita Tibes, que adota o pseudônimo ?Suzy Pianista Sexy? em vídeos nos quais toca piano nua, esteve no fim da tarde da quarta-feira (2) no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), para fazer um "protesto pela educação no Brasil". A ex-professora de piano ficou apenas de salto alto e maiô no vão do museu. "Fui inspirada nas ideologias do Femen", ela diz, citando o grupo de feministas que costuma fazer protestos sem roupa.

Um grupo de índios protestava no mesmo local contra a PEC 215, que submete ao Congresso a decisão sobre demarcação de terras indígenas. Os índios se irritaram com a presença de Rita. Junto de uma antropóloga da Funai, eles pediram para que a pianista saísse do local onde eles estavam, para que as manifestações não fossem confundidas.

"Pela educação"

O motivo do "protesto solitário" da ex-professora de piano, que mora em Florianópolis, foi a melhora da educação no Brasil. "Há uma manifestação pela melhora dos salários dos professores no Rio de Janeiro. Eu quero compartilhar a minha solidariedade. Sou a favor de aumentar a qualidade de ensino na rede pública. Já foi comprovado que um país que não tem qualidade de ensino não vai para frente".

Rita explica que foi a São Paulo protestar por uma pauta de manifestantes do Rio pois queria "disseminar" a indignação. "Eu sou a favor da disseminação dos protestos em todo o país. Por estar mais concentrado no Rio, eu fiz minha parte do trabalho. Fui protestar no centro do país, que é São Paulo."

"Às vezes, só tirando a roupa para as pessoas e o governo ouvirem a gente, as coisas que reivindicamos", disse Rita. "Algumas pessoas tiram a roupa, outras abraçam árvore, outras fazem greve de fome. A minha forma foi essa, para contribuir um pouco com a sociedade", ela argumentou.

Discussão com índios

A pianista disse que não conhecia a causa da PEC 215, que era combatida pelos índios no local. "Não sei se é direito deles [pedir que ela se afaste do local]. Eu entendo que eles não queriam que confundisse uma coisa com a outra. Mas irrita um pouco", disse Rita.

Após sair do vão do Masp, Rita ficou de maiô na calçada em frente ao museu e na faixa de pedestres da Avenida Paulista.

Vídeos e blog

Rita mantém um blog, chamado ?Simplesmente Suzy?, onde posta seus vídeos, ensaios e responde perguntas. Nos últimos dias, ela tem postado comentários sobre suas entrevistas e participações em programas de TV.





Fonte: G1