Piauiense que vive no Japão relata drama após terremoto; fotos!

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão,segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 200 pessoas e causando destruição, e agora ameaça outros países banhados pelo Oceano Pacífico.

Segundo informações repassadas na rede social twitter, a jornalista piauiense Eulália Vasconcelas, que estão no Japão fazendo mestrado, relata o drama vivido durante o tremor.

"Tem terremoto o tempo todo.Estamos nos comunicando via internet.Estamos bem,mas tensos.No Norte a situação está feia.As imagens são impressionantes!O Japão está uma loucura!Tem estudantes brasileiros em Sendai e n conseguimos contato."

"O terremoto foi forte.Eu senti dois fortes e mais dois pequenos.Moro em Nagoya,agora está tranquilo!Mas no norte está bem tenso!E o tsunami segue arrastando tudo."



O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.

Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.

Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros.

Com informações do G1













































Fonte: Carmem Déa, meionorte.com