Piauí é o 5º do país com maior aumento de ações educacionais em presídios

O Piauí ficou atrás apenas dos estados de São Paulo (1º lugar), Maranhão (2º lugar), Mato Grosso (3º lugar) e Santa Catarina (4º lugar) quanto ao percentual de atividades educacionais no sistema penitenciário

Avalie a matéria:
Educação em presídios do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo levantamento de Informações Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) mostrou que o Piauí é o quinto estado brasileiro com maior aumento percentual de atividades educacionais no sistema penitenciário, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo (1º lugar), Maranhão (2º lugar), Mato Grosso (3º lugar) e Santa Catarina (4º lugar).

De acordo com o Depen, o Piauí teve um aumento de 59,65% em relação às atividades educacionais do primeiro semestre do ano de 2021, que representava o percentual de 47,31%. Em 2020, apenas 34,56% da população carcerária piauiense estava inserida em atividades de educação e trabalho, representando, assim, um crescimento.

Educação nos presídios do Piauí | FOTO: Divulgação

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, comemora o resultado do levantamento e ressalta que o intuito é expandir, cada vez mais, as ofertas para as 17 unidades penais do nosso estado.

“Os dados representam um grande avanço no que diz respeito à reinserção social dos internos. Nosso objetivo é trabalhar para que estas pessoas que estão em situação de privação de liberdade tenham oportunidades de estudar e se profissionalizar e, quando estiverem fora do sistema penitenciário, consigam recomeçar suas vidas de forma digna. Oportunizando e dando todas as ferramentas para a ressocialização destas pessoas, nós conseguimos diminuir o índice de reincidências criminais. Esse é o nosso principal objetivo.”, completou.

Piauí também é destaque no Encceja PPL

Em 2021, o Piauí também se destacou alcançando o segundo lugar, dentre os estados brasileiros, no número de reeducandos inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL), em ranking também divulgado pelo Depen.

Além disso, a Sejus em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Sebrae, oferta, nas 17 unidades penais, programas de certificação e profissionalização para os reeducandos e reeducandas, como cursos de empreendedorismo, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Projovem Urbano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES