Piauí inscreve quase 4 mil no Sistutec em apenas 5 horas

Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulare

O Piauí está entre os dez estados com maior número de inscrições para os cursos técnicos da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). No Estado foram registrados 3.826 inscritos logo no primeiro dia de inscrição, nas primeiras cinco horas. Em todo o Brasil, o programa já recebeu mais de 50 mil inscrições. Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais também estão entre os estados com maior número de inscritos.

De acordo com dados do Ministério da Educação, entre os inscritos, as mulheres são maioria. Os cursos mais procurados no primeiro dia são os de técnico em segurança do trabalho, em logística, em enfermagem, em informática e em radiologia.

Nesta segunda edição do Sisutec em 2014, a oferta é de 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

Por meio do Sisutec, sistema informatizado do Ministério da Educação, instituições públicas e particulares de educação superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página do Sisutec na internet.

Fonte: Carolina Durães