Piauí inteiro terá faixas exclusivas para ciclistas e pedestres

Ciclofaixas foram colocadas em Pedro II

Foi concluída a sinalização de pistas exclusivas para ciclistas e para pedestres na entrada do município de Pedro II, a 209 km ao Norte da capital Teresina. Somente de ciclofaixa são 1.700 metros. O projeto é do Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran). A grande novidade é que se estenderá por todos os municípios do Estado, com um único objetivo: o convívio em harmonia no trânsito e a segurança de ciclistas e pedestres.

Image title

O projeto de sinalização semafórica horizontal e vertical e pistas exclusivas para a prática do cooper e ciclismo foi idealizado já nesta gestão do governador Wellington Dias. Houve a licitação para contratação de empresas e, inicialmente, será implantado em 25 municípios, só neste ano. O diretor geral do Detran, Arão Martins do Rêgo Lobão, após o projeto piloto em Pedro II, já autorizou o início das obras nos próximos municípios, de forma simultânea, entre eles Luís Correia, no litoral, Água Branca, Valença, Picos e Corrente.

A empresa que está realizando as obras trabalha no intuito de fazer a determinação exata de espaços propícios para carros, bicicletas e pedestres, delimitando os espaços necessários para todos circularem com segurança. No caso de Luís Correia, onde o canteiro de obras já está montado, a Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, opinou sobre a melhor localização para se fazer as sinalizações. Segundo o presidente George Rodrigues, a ideia é que seja entre o Iapep até a entrada da via de acesso à Praia do Coqueiro, totalizando cinco quilômetros de ciclofaixa e faixa de pedestre.

“Essa é uma iniciativa louvável do Governo do Estado junto ao Detran, por várias razões, mas principalmente para criar uma cultura de educação e respeito no trânsito e para incentivar mais ainda a prática do ciclismo em todo Estado, envolvendo desde crianças até adultos. Nós, da Federação, iremos pleitear uma reunião com o diretor geral do Detran para parabenizar a iniciativa, que sempre solicitamos, e também, se preciso, dar a nossa contribuição”, frisou George Rodrigues.

A FCP já está providenciando uma carta oficial de agradecimento a ser encaminhada ao gabinete do governador Wellington Dias e também ao diretor geral do Detran, Arão Lobão, no sentido de que o projeto seja concluído com êxito. “Os piauienses só têm a ganhar, pois esse projeto remete à qualidade de vida das pessoas ao praticarem o ciclismo com segurança”, completou George Rodrigues.

Fonte: Jornal Meio Norte