Números da Sesapi: Estado do Piauí já contabiliza 2.683 casos de dengue em 2012

Números da Sesapi: Estado do Piauí já contabiliza 2.683 casos de dengue em 2012

Segundo os dados oriundos da Semana Epidemiológica de número 14, a cidade mais afetada pela dengue é Teresina.

Números da Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi), referentes à primeira semana de abril, apontam que o Piauí já contabilizou mais de 2 mil casos de dengue este ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, esse valor representa 51,6% a menos no número de casos em todo o Estado. Na tentativa de reduzir ainda mais esse número, os municípios desenvolvem ações de controle da doença.

Segundo os dados oriundos da Semana Epidemiológica de número 14, a cidade mais afetada pela dengue é Teresina, com 1465 casos, em seguida Floriano aparece com 187 casos, e o município de São Raimundo Nonato aparece na terceira colocação com 155 pacientes notificados. Piripiri e Beneditinos também se destacam no mapeamento com 103 e 95 casos, respectivamente.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, os municípios realizam intensamente uma ação de apoio e monitoramento de controle a dengue. ?Todos os municípios recebem apoio para combater a dengue. O plano de controle da doença que é realizado em todo o Estado, prevê ações relacionadas a contenção dos vetores, vigilância epidemiológica, o tratamento dos portadores da doença, além de ações de educação e saúde?, colocou.

A diretora destaca ainda que todas as cidades, em especial aquelas que apresentam um maior risco de incidência da doença, possuem os agentes de endemias e que estes, juntamente com outros profissionais que fazem o atendimento a pessoas com a doença, participam de uma série de capacitações para que possam desenvolver de uma maneira mais eficaz o seu trabalho. ?Em todas as cidades são distribuídos inseticidas, além disso, para ajudar nesse trabalho, é realizado um monitoramento para que se controle a notificação de casos dentro do Estado? frisou.

Para ajudar no controle da doença, mais de quarenta municípios do Piauí, que apresentavam um grande número de casos, receberam no ano passado verbas adicionais para a prevenção da dengue. Os recursos foram autorizados pelas Portarias 2.929/2011 e 2.987/2011 publicadas no Diário Oficial da União, coloca Telma Evangelista.

Fonte: Jornal Meio Norte