Piauí já registra 144 casos de Influenza com 18 mortes suspeitas

Boletim é divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde do Estado

De janeiro a 14 de junho de 2016, o Piauí registrou 144 casos suspeitos de Influenza A H1N1, sendo 18 óbitos suspeitos. O relatório epidemiológico foi apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde, identificando ainda que do total de casos, treze são de pacientes provenientes do estado do Maranhão.

De acordo com o relatório epidemiológico semanal, os municípios de Teresina, José de Freitas, Parnaíba e Timon (MA) mantém o maior registro da doença. Em relação ao gênero, dos 133 casos notificados, mais de 63,2% foram em pessoas do sexo feminino e 36,8%, do sexo masculino.

Segundo a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, “as amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo.Acredita-se que o retardo no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos”.

Dos 144 casos notificados, dois já foram confirmados para Influenza, quinze são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não especificada, um caso foi isolado o adenovírus e 126 aguardam resultados laboratoriais para o seu encerramento.



Fonte: Portal Meio Norte