Estado do Piauí já registra mais de 2 mil casos de dengue no início de 2013

Dados da Secretaria de Saúde do Estado mostram que houve uma redução de 67% em relação ao ano anterior, mas o número de casos ainda é alto

O Estado do Piauí já registra 2.214 notificações de dengue em 2013. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, através do boletim divulgado pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica. O número representa uma redução de 67% em relação ao ano anterior.

O boletim também aponta um acréscimo no número de notificações em Pimenteiras, que anteriormente registrava 45 casos e agora apresenta 89 notificações, quase o dobro. Por isso, o alerta deve continuar intensificado nos municípios com maior número de casos: Teresina, Pimenteiras, Pedro II e Lagoa de São Francisco.

O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. ?Por isso é sempre bom manter esses recipientes fechados, como uma caixa d?água, por exemplo?, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

O mosquito possui cor preta, com manchas (riscos) brancas no dorso, pernas e cabeça. As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isso ocorre pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Fonte: Jornal Meio Norte