Piauí Mais Verde já inicia plantio de mudas no interior do Estado

O projeto contempla todas as cidades piauienses

A arborização das cidades melhora a qualidade do ar, diminui a temperatura, contribui com aspectos estéticos e afeta positivamente a sociedade. Sabendo disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em parceria com as prefeituras municipais, lançou o Piauí Mais Verde, um projeto de arborização urbana que tem o compromisso de promover o plantio de árvores em todo território piauiense.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hidricos, Ziza Carvalho,  o Piauí Mais Verde tem como proposta despertar a conscientização ambiental nas pessoas, valorizando os benefícios que uma árvore pode garantir às comunidades. “A ideia é plantar a consciência ambiental nas nossas crianças, nos nossos jovens e em todos os cidadãos do Estado. Estamos incentivando a arborização dos municípios; bem como revitalizando programas de educação ambiental; desenvolvendo campanhas de sensibilização social e propondo parcerias entre os órgãos públicos”, enfatiza.

O projeto contempla todas as cidades piauienses e uma equipe multidisciplinar já deu início aos trabalhos de conscientização ambiental e plantio de mudas.

No próximo sábado (18), o secretário juntamente com técnicos da Semar estarão na cidade de São João do Piauí, acompanhando o governador Welington Dias. Na ocasião,  será realizado o plantio de cem mudas de ipês, angico, pau-brasil, mangueira, acerola, em todo o canteiro da avenida Cândido Coelho. “Temos o compromisso de garantir até 2017, o plantio 22.400 mil mudas de várias espécies nativas e exóticas de cada região, em ruas e avenidas. Este é um compromisso do próprio governador Wellington Dias com os municípios. A proposta é desenvolvermos, também, outras ações de educação ambiental, dentre elas, cursos de reciclagem e palestras educativas”, garante o coordenador do projeto, Romildo Mafra.

A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. “Portanto, é preciso a conscientização e colaboração de todos para que projetos como o Piauí Mais Verde, possa alcançar êxito”, finaliza Ziza Carvalho.

Fonte: Com informações do Portal do Governo