Piauí mantém redução dos casos de dengue, aponta Sesapi

O Piauí manteve uma redução de 46% dos casos suspeitos de dengue

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí manteve uma redução de 46% dos casos suspeitos de dengue, em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da redução, a Secretaria de Estado da Saúde alerta à população no que diz respeito às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, chikungunya e zika vírus. Isso porque, mesmo com a redução, de acordo com os dados da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, os índices estão subindo.

De janeiro a 25 de maio, o Piauí já notificou 3.268 casos suspeitos de dengue, em 144 municípios. Em 2015, foram 6.051 casos notificados. Teresina, Cocal, Picos, Simões e Parnaíba foram os municípios com o maior número de notificação de casos suspeitos de dengue. Em relação às notificações para os casos suspeitos de chikungunya e zika vírus, os dados indicam 321 e 157 casos, respectivamente.

Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Para combater o mosquito vetor, o Ministério da Saúde elaborou, no ano passado, o Plano Nacional de Enfretamento à Microcefalia onde coloca que os municípios devem dar prioridade as vistorias e supervisões nos imóveis.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo, com a implantação das salas de acompanhamento e controle do vetor os dados referentes às vistorias e supervisões nos imóveis passaram a ser feito diariamente.

Ela conta que “no 1º ciclo o Piauí atingiu um percentual de 133,95% dos imóveis vistoriados, no segundo 110,66%, no terceiro foram 72% e no quarto, apenas 19,89%. O estado do Piauí no decorrer dos ciclos vem diminuindo a quantidade de visitas realizadas”.

Miriane reforça a importância dos municípios alimentarem os sistemas, priorizando ainda a vistoria aos imóveis para que se possa reduzir, cada vez mais, os dados de dengue, zika vírus, chikungunya e também de microcefalia.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 167 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, quinze estão em investigação, oitenta e dois já foram confirmados e 70 descartados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES