Piauí notifica 139 casos de microcefalia

O Piauí apresentou 484 casos notificados de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde atualizou os números referentes aos casos de microcefalia. O boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 139 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Ainda nessa quarta, 9, o Ministério da Saúde apresenta o novo protocolo de atendimento a crianças com microcefalia.

Desses casos, 50 foram confirmados como processo infeccioso, 65 continuam em investigação e 24 descartados. As notificações referem-se a 53 municípios do Estado. Foram notificados seis óbitos nos municípios de Teresina, Betânia do Piauí, Cocal, Nossa Senhora dos Remédios, sendo que um caso foi confirmada a associação como processo infeccioso.

Reforçando a atenção aos bebês com microcefalia, a Secretaria de Estado da Saúde realizou, no último final de semana, mutirões de atendimento desses casos em Teresina e Parnaíba.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, afirma que a proposta é que esse formato seja ampliado para Teresina, Floriano e Picos, dando mais agilidade para o diagnóstico e facilitando o acesso ao tratamento.

Para o Centro Integrado de Reabilitação, serão ampliadas mais 200 vagas para atender as crianças como microcefalia, que devem permanecer em reabilitação de zero a três anos de idade, em horário estendido, de 14h às 19h30.

Inicialmente, cerca de 20 profissionais do Centro estarão envolvidos na Clínica de Microcefalia, entre eles: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Números da Dengue, Zika, Chikungunya e Guillan-Barré 

Até hoje (9), o Piauí apresentou 484 casos notificados de dengue em 2016, em 63 municípios. No Piauí, houve redução de 58,6% dos casos, quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 1.168 casos.

Segundo os dados, nenhum município do Estado apresentou alta incidência. Três municípios apresentaram média incidência(Lagoa de São Francisco, Landri Sales e São João da Varjota), 60 municípios com baixa incidência e 161 sem ocorrência ou sem informação de dengue em 2016.

Nenhum caso de Zika vírus foi notificado em 2016. Quanto ao Chikungunya, foram notificados 8 casos e 3 da Síndrome de Guillan-Barré.

Fonte: Com informações da PMT