Piauí Praia Acessível já realizou mais de 3 mil atendimentos

A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O litoral piauiense é repleto de belas praias. A de Atalaia, por exemplo, além da beleza conta com um projeto de turismo acessível e pioneiro no país: o Piauí Praia Acessível. O projeto proporciona para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida momentos de lazer na praia, com um banho de mar com segurança, dignidade e autonomia.

A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Faculdade Maurício de Nassau. O Piauí Praia Acessível, desde a sua inauguração em julho de 2016, já realizou mais de três mil atendimentos. Muitos deles para pessoas com deficiência que tiveram a oportunidade de tomar um banho de mar com toda acessibilidade. Turistas de outras cidades como São Paulo e Brasília, também têm procurado o serviço.

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o projeto é um dos mais importantes que a Seid já desenvolveu. “Todas as pessoas têm direito ao lazer, a momentos de alegria e diversão. O Piauí Praia Acessível foi pensado e executado para promover a inclusão. Para uma pessoa dita normal, por exemplo, ir à praia e tomar um banho de mar é mais fácil. Mas para uma pessoa com deficiência não. Esse projeto torna possível o acesso ao mar com toda segurança e dignidade. E a procura por esse serviço cresce cada vez mais entre os piauenses e turistas de outros estados”, destaca o gestor.

Estrutura

O local possui uma rampa de acesso ao mar com 70 metros, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Para o banho de mar assistido são disponibilizadas cadeiras de rodas “anfíbias”, que são produzidas em material mais leve e resistente à maresia e à água salgada do mar.

Como ter acesso ao Projeto?

Os serviços do Piauí Praia Acessível são oferecidos nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período para grupos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os interessados em agendar devem entrar em contato com a coordenação do projeto por meio dos telefones (86) 3222-3408/ (86) 99414-5805 ou por email agendapiauipraiaacessivel@gmail.com. Nesse mês de férias, o projeto funcionará diariamente a partir das 8 horas.  As pessoas com deficiência que quiserem usufruir do serviço devem se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia, com documento de identificação com foto e CPF e solicitar as cadeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES