Piauí se mobiliza contra o mosquito Aedes aegypti

Piauí é um dos estados com maior número de visitas percorridas

Neste sábado (13), o Brasil se mobiliza pelo Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é sensibilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya.  Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios. Para isso, serão disponibilizados 220 mil militares das Forças Armadas.

Diante dos dados preocupantes, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, lembrou “que o combate ao Aedes aegypti é uma luta de todos nós. Dos governos Federal, Estadual, Municipal e principalmente da população. Amanhã, junto com as Forças Armadas e também com a ajuda da Polícia Militar daremos continuidade as ações de conscientização e orientação para engajar ainda mais a população contra o mosquito”.

A presidenta Dilma Rousseff determinou o deslocamento de seus ministros a vários estados a fim de participar ativamente da mobilização, conversando com prefeitos, governadores e batendo nas portas das casas.

Os destinos de alguns membros do primeiro escalão já foram definidos, como os do titular da Saúde, Marcelo Castro, que seguirá para Salvador.

No Piauí, a Mobilização terá a participação da Ministra Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes.

Cerca de 1.850 militares farão o trabalho de conscientização e mobilização nos municípios de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Picos, Canto do Buriti, Bom Jesus e Floriano. A ação consistirá num trabalho educativo.

Em 2016, o Piauí já notificou 124 casos de dengue, em 36 municípios. Não houve notificação para zika e para chikununya. Os dados da microcefalia, já foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso, sendo registrados seis óbitos e uma confirmação diagnóstica relacionada a microcefalia. Os casos referem-se até o dia 7 de fevereiro e foram notificados em 42 municípios. Teresina(52), Parnaíba(9) e José de Freitas(3) são os municípios que concentram o maior número de notificação.

O Piauí permanece entre os estados que registraram maior percentual de imóveis percorridos, com 77,8% com 655.694 unidades visitadas, em 213 municípios.

Ações por município

Teresina

A ação terá o ponto de partida no 25º BEC, a partir das 7h30, e contará com a presença  da ministra Nilma Gomes, do governador Wellington Dias, do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e do prefeito Firmino Filho. Em seguida, a comitiva segue para o Dirceu Arcoverde, onde fará  trabalho de conscientização e sensibilização.

Picos

A concentração será no BEC e terá a presença de 400 militares. Em seguida, serão visitados 20 bairros, incluindo grande concentração no Mercado Público.

Parnaíba

As atividades terão início na Capitania dos Portos para em seguida realizar mutirões nos bairros. Serão feitas visitas domiciliares, eliminação de focos em terrenos baldios e pontos estratégicos (borracharia, cemitério, entre outros).

Campo Maior

Distribuição de material informativo, com orientação à população.

Floriano

Mutirão de limpeza e orientações nos bairros.

Fonte: Portal MN