Piauí sedia Plenária Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

O evento acontece de 22 a 24 de junho, no Blue Tree Hotel

Presidentes de todos os Conselhos Estaduais de Educação estarão reunidos em Teresina, no período de 22 a 24 deste mês, participando da XLVI Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). O evento acontece de  22 a 24 de junho, no Blue Tree Hotel, na Av. Marechal Castelo Branco, 555 - Ilhotas, Teresina.

A plenária nacional, com sede no Piauí, será coordenada pela presidente do FNCE, professora Suely Menezes. Na pauta temas como: Sistema Nacional de Educação, Ensino Médio e Educação à Distância serão debatidos pelos representantes dos Conselhos de Educação de todo o Brasil.

O FNCE nasceu por iniciativa do professor Luiz Felipe Serpa, então Presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, que convidou os presidentes de todos os Conselhos Estaduais de Educação e do Distrito Federal para reunião em seu estado. Em seguida, foram apresentadas as seis primeiras reuniões que serviram de base para estruturação e implementação do FNCE. O Fórum reúne-se ordinariamente em plenária, até duas vezes por ano e extraordinariamente, por convocação do presidente ou por iniciativa de, no mínimo, de um terço dos seus membros.

O Fórum é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro em Brasília, mas que em função da eleição de sua Mesa Diretora, funciona também de forma itinerante, na sede do Conselho Estadual com quem estiver a presidência. Seus objetivos principais são aglutinar esforços permanentemente de pensar a Educação, à luz das necessidades da sociedade brasileira, propor discutir e encaminhar matéria que dependa de decisão na esfera federal, divulgar iniciativas e procedimentos legais e técnico-administrativos que possam contribuir para o aperfeiçoamento organizacional dos Colegiados,contribuir para o estreitamento das relações institucionais entre os Conselhos de Educação, representar, na esfera federal, os interesses comuns aos Conselhos de Educação, propor sugestões e subsidiar a elaboração, aprovação, implementação, acompanhamento e avaliação de Planos Nacionais de Educação, promover e articular o intercâmbio de experiências e de estudos específicos.

Fonte: Com informações do Portal do Governo