Piauí tem chuvas de moderadas a fortes

O boletim aponta ainda altas formações de nebulosidades do tipo cúmulos e cumulonimbus, excessiva troca de calor latente por sensível

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), através da Gerência de Hidrometeorologia, distribuiu boletim de informações climáticas, do período de 5 a 9 de abril de 2010, com chuvas moderadas a fortes, altas incidências de descargas elétricas (relâmpagos e trovões), rajadas de ventos superiores a 20 quilômetros horários.

O boletim aponta ainda altas formações de nebulosidades do tipo cúmulos e cumulonimbus, excessiva troca de calor latente por sensível, temperatura extremas e sensação térmica acima da normalidade durante o período.

Todos os fatores anômalos acima descritos que ocorreu e está ocorrendo, estão sendo provocados pelos altos índices da instabilidade atmosférica, as contribuições dos efeitos locais auxiliado pela subida do vento e o transporte de vapor e umidade, que contribuíram para as formações das nuvens e facilitaram a condensação das gotas das águas e, consequentemente, provocaram ou estão provocando as chuvas.

Temperaturas extremas (máximas/mínimas) fluíram entre 35,0ºC a 23,0ºC no Estado, umidade relativa do ar manteve-se na faixa de 50,0 a 82,0%, pressão atmosférica variando de 99,9 a 1003,2 hPa, cobertura de nuvens superior a 7,5 décimos.

A tendência do tempo para os dias 10, 11 e 12 de abril é de possibilidade de grandes ocorrências de chuvas intensas em alguns pontos do Piauí. A temperatura máxima será de 35º C e mínima de 23º.

O aviso meteorológico da Semar não descarta ocorrência de eventos extremos em qualquer ponto do Piauí ao longo do período da previsão.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br