Piauí tem mais três notificações de sarampo

O caso confirmado é de uma criança de 12 meses, que se contaminou em São Paulo, quando esteve em passeio com a mãe.

Avalie a matéria:
|

O sarampo, uma das doenças já erradicadas no Brasil, volta a amedrontar a população brasileira. No Piauí foram constatados cinco casos suspeitos da doença, sendo que agora apareceram mais três notificações, dois casos suspeitos em Teresina e outro na região de Picos, dois bebês e um adulto.

O caso confirmado é de uma criança de 12 meses, que se contaminou em São Paulo, quando esteve em passeio com a mãe.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia do Estado do Piauí, Amélia Costa, existem vacinas disponíveis, nos postos de saúde, para quem precisar. Ela disse também que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) irá intensificar a vigilância epidemiológica sobre o sarampo, mas afirma que não será necessária uma vacinação em massa no Estado.

O Ministério da Saúde só recomenda a vacinação para a população de modo geral, quando existe, no estado, a confirmação de mais de cem casos da doença.

A coordenadora da Sesapi diz ainda que, mesmo não sendo indicada a vacinação em massa e caso a pessoa necessite, e não sabendo que teve a doença, ela deve procurar as unidades de saúde, e a pessoa terá direito à vacina.

"Nós estamos obedecendo o esquema básico indicado pelo Ministério da Saúde. Ou seja, crianças de 12 meses até 29 anos fazem uso de duas doses da vacina. E pessoas de 30  a 49 anos fazem uso de apenas uma dose. Por isso é que estamos chamando, sexta-feira, todos os hospitais de referência, e também as regionais de saúde, para uma reunião com médicos e enfermeiros, para que possamos fazer uma cobertura de orientações aos 223 municípios do Estado, através das regionais de saúde", disse Amélia Costa, acrescentando que Teresina já está bem preparada e que as regionais de saúde serão incumbidas de repassar todas as informações recebidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES