Piauí terá 67 novos sistemas de dessalinização no semiárido

A seca aflige milhares de piauienses todo o ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A seca aflige milhares de piauienses todo o ano, contudo, com estratégias adotadas pelo Governo Federal e Estadual o problema vem sendo minimizado em diversos municípios do nosso semiárido; as ações se desenvolvem diante de um problema que antigamente era esquecido e hoje, abarca grande atenção por parte dos gestores locais e da presidente Dilma Rousseff (PT).

O eixo de medidas passa pelo Programa ‘Água Doce’ (PAD), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, que em parcerias com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, foca no estabelecimento de uma boa política de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano.

Dotado desse objetivo, o PAD promove a implantação de sistemas de dessalinização para as populações de baixa renda no semiárido. No Piauí, o programa instalará nos próximos meses cerca de 67 dispositivos do tipo, abarcando os municípios de Campo Alegre do Fidalgo, Betânia, Curral Novo, Acauã, Pedro Laurentino, Vila Nova e Caldeirão Grande.

Nesta etapa, as comunidades de Campo Alegre do Fidalgo e Betânia serão as primeiras beneficiadas, demandando a construção de 25 unidades. Destas, três encontram-se em plena fase de execução, a iniciativa laureia dois eixos, pois além de oferecer água de qualidade à população, possibilita a geração de emprego e renda, tendo em vista que as obras são concretizadas com a ajuda dos moradores locais, que são contratados e recebem um salário equivalente ao trabalho realizado a cada quinze dias.

No processo, a Emater, como empresa contratante, seleciona através de um processo de licitação uma empresa que gerenciará os recursos. No projeto a empresa contratada se compromete em fazer os diagnósticos, testes de vazão e fica responsável também pela execução das obras.

A transformação na realidade da região foi explicitada pelo coordenador do eixo de sustentabilidade, Alexandre Moura, que indicou a representatividade do PAD para a população dos municípios, demandando novas oportunidades à comunidade local.

“A mão–de-obra para a construção é local e os contratados têm todos os direitos trabalhistas assegurados”, disse. Atualmente cerca de 15 moradores já foram empregados; a previsão é que na próxima etapa mais 100 sejam contratados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES