Piauí terá fortes chuvas e altas temperaturas nos próximos dias

A previsão é de dia parcialmente nublado com chuva e trovoadas

Instabilidades decorrentes da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) de moderada a forte intensidade contribuem para a ocorrência de chuvas pelos próximos dois dias no Piauí, mais concentradas no Norte, onde deve chover forte. As temperaturas ficam acima da média para o período. As informações são da Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

Na região centro-norte deve chover a qualquer hora do dia, podendo ocorrer episódios mais fortes e possíveis rajadas de vento e descargas atmosféricas. Nas demais áreas do estado do Piauí, chuvas isoladas e possíveis trovoadas. A temperatura máxima é de 37°C. No litoral, sol entre nuvens com chuva a qualquer hora e temperatura máxima de 35º. Em Teresina, o dia estará nublado com chuva a qualquer hora. A temperatura máxima será de 33°C.

Para esta sexta (11), a previsão é de dia parcialmente nublado com chuva e trovoadas que poderá ser pontualmente forte em algumas áreas do norte do Piauí. No litoral, dia nublado com chuva a qualquer hora do dia. No centro-norte, sol entre nuvens com chuva a qualquer hora do dia, com intensidade forte em algumas áreas. Na região sudeste,dia claro a parcialmente nublado com chuva rápida e isolada. No sudoeste,o dia será nublado a parcialmente nublado com chuva e trovoadas isoladas. E Teresina ficará nublada a parcialmente nublada com chuva e trovoadas a qualquer hora do dia.

Chuvas abaixo da média em março

A gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, alerta que, mesmo o Piauí tendo registrado fortes chuvas nos últimos dois meses, com ocorrências de enchentes em algumas regiões do estado, o mês de março terá altas temperaturas e baixos índices de precipitações, tendo em vista a média histórica do período.

“Embora as chuvas do mês de março sejam mais intensas do que as registradas no mês de fevereiro, elas ficarão abaixo do que comumente temos no período. Isso se deve à atuação do El Niño que está inibindo as chuvas desde fevereiro, o que deve continuar acontecendo até o mês de maio em todo o estado. As temperaturas também devem ficar acima do que comumente se tem nestes meses.

Fonte: Com informações do Portal do Governo