Piauí teve município com um só dia chuvoso

Situação do Estado por conta da falta de chuvas é preocupante

As chuvas ocorridas durante o mês de fevereiro de 2010, flutuaram entre chuvoso a abaixo da normalidade com alguns municípios apresentando distribuições espacial e temporal irregulares com chuvas concentradas em dias isolados. Registraram-se chuvas de moderada a fraca e com dias de ocorrências de chuvas em todo o Estado foram entre 13 e um dia com chuvas, com período de veranico prolongado.

Segundo boletim de consenso liberado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, após encontro de órgãos de meteorologia de todo o paísm a tendência climática para a segunda quinzena do mês de março e primeira quinzena do mês de abril de 2010, no Estado do Piauí, é a seguinte:

Região Norte: ocorrências de chuvas abaixo da média histórica.

Região Central: chuvas com irregularidade fluindo abaixo da média histórica e começa o seu declínio para o final do período chuvoso.

Região Sul: chuvas abaixo da média com distribuição espacial e temporal irregular, final de período chuvoso, mas acontecerão chuvas isoladas. As temperaturas durante este período flutuaram acima das normais climáticas, não é descartada a possibilidade de ocorrência de fenômenos extremos no Estado.

Em destaque, observaram-se chuvas isoladas e veranicos prolongados durante o mês. As temperaturas máximas e mínimas observadas sobre a totalidade do Nordeste durante o mês estiveram acima da média. Em várias localidades registraram-se temperaturas mínimas elevadas, como por exemplo, Goiania em Pernambuco, cujos termômetros registraram 4,7ºC acima da média climatológica da estação para o mês.

Fonte: CCOM