Plano de Desenvolvimento da UESPI é apresentado para parlamentares

A apresentação ocorreu nesta quarta (14), na Assembleia Legislativa

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi apresentado hoje (14) na Assembleia Legislativa do Piauí aos deputados que integram a Comissão Parlamentar Especial para a UESPI. A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Luciano Nunes, presidente da Comissão, e contou com a presença do reitor da UESPI, Nouga Cardoso, e técnicos da Instituição.

A síntese dos resultados consolidados do PDI 2017-2021 foi apresentado aos parlamentares pelo professor Paulo Henrique Pinheiro, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Central do PDI. Paulo Henrique apresentou as receitas previstas na vigência do Plano e o total de investimentos previstos para a execução das ações do PDI. “Fizemos um estudo minucioso para sabermos quanto vai custar a UESPI nos próximos cinco anos, o que temos hoje e o que precisamos ter para sermos suficientes. Só para 2017 temos uma estimativa de orçamento de R$254 milhões para a Instituição”, disse.


Plano de Desenovlvimento da Uespi é apresentado na Alepi
Plano de Desenovlvimento da Uespi é apresentado na Alepi

A Comissão Central do PDI mapeou todos os campus da UESPI levando em consideração aspectos como cursos, infraestrutura, corpo docente, discentes, recursos humanos, para que fossem traçadas todas as metas e ações do Plano, pensando sempre na melhoria do ensino ofertado. “Na elaboração do PDI focamos sempre nas perguntas: Qual a UESPI que precisamos e podemos? Sabemos que precisamos de uma nova roupagem do orçamento da UESPI para que a Universidade se transforme naquilo que a população anseia. E hoje estamos aqui cumprindo a etapa de socialização do PDI aos poderes, apresentando aos parlamentares, que são fundamentais na viabilização de fontes de recursos para que o Plano seja consolidado”, afirmou Nouga Cardoso, reitor da UESPI.


O deputado estadual Luciano Nunes, presidente da Comissão Parlamentar Especial para a UESPI, solicitou da Comissão do PDI um relatório especificando o planejamento e orçamento de todos os campi do Estado para que os deputados possam destinar emendas parlamentares para os municípios onde tem atuação. “Soubemos que a UESPI representa apenas 2,24% do orçamento do Estado, com um total de 23.000 alunos, sendo o custo de um aluno cerca de R$10 mil ao ano, o mesmo valor que é gasto pela Secretaria Estadual de Educação com um aluno de terceiro ano do Ensino Médio. Portanto, o PDI é um instrumento importantíssimo que aponta o caminho para termos uma UESPI mais independente e com condições para continuar ofertando um Ensino Superior de qualidade no nosso Estado”, disse.

Fonte: Portal MN