Plantio recompõe cerca de 300 mudas do Bosque do Corso

As mudas foram queimadas em um incêndio há pouco mais de 1 mês.

Coordenação de Arborização da Prefeitura de Teresina comandou, durante a manhã desta quarta-feira (14), o replantio de mudas que foram queimadas em um incêndio ocorrido há pouco mais de um mês no Bosque do Corso, localizado na margem do rio Poti. O bosque foi plantado no início deste ano após a realização do Corso, como forma de compensação da emissão de gazes pelos caminhões que participaram da festa.

Image title

O incêndio destruiu parte do bosque e a Coordenadoria levou mudas produzidas nos viveiros públicos para serem plantadas no local. "Estamos fazendo a recomposição do bosque. Na semana passada, alunos de uma faculdade fizeram o plantio de 100 mudas e agora plantamos mais 210. Essas mudas passaram por um período de adaptação ao clima quente, ficaram ao sol por cerca de 15 dias para que não sentissem o impacto do clima seco quando fossem transferidas. Agora, vamos fazer uma hidratação contínua dessa área para que elas resistam ao calor e cresçam", explica Clóvis Júnior, coordenador de Arborização da cidade.

Foram utilizadas mudas nativas, típicas da mata ciliar do rio, como pau dágua, acácia azul, ingarana e mangueira. Todas essas mudas são cultivadas nos três viveiros mantidos pela Prefeitura de Teresina e que fornecem as plantas que arborizam os espaços públicos e que são distribuídas para entidades, empresas e para qualquer pessoa que desejar fazer o plantio em casa.

A Coordenadoria também está desenvolvendo o projeto de plantio de 30 mudas na Praça do 25º BC, em parceria com a Promotoria Ambiental do Ministério Público. Por conta da idade, muitas árvores morreram no local. Estão sendo feitos alguns reparos em calçadas e os locais dos replantios preparados para receberem as novas mudas. 

Também está sendo feito o trabalho de arborização da Praça do Parque Brasil I. A construção da praça está sendo finalizada, em fase de acabamentos, e as mudas estão sendo plantadas no local. A praça, que é composta de quadras esportivas, campo de futebol e espaço para caminhadas, receberá cerca de 200 árvores até o final do ano. 

Em um trabalho constante de plantio e distribuição, o órgão vem desenvolvendo o projeto Teresina + Verde, iniciado em abril de 2013. Desde então, Teresina já ganhou quase 195 mil plantas novas. A meta é alcançar as 300 mil em 2016 e, assim, daqui a alguns anos, diminuir em 1,3ºC a temperatura em nossa cidade. 

Fonte: Assessoria