Polícia assume escola em região violenta e implanta rotina militar

A mudança veio acompanhada de uma gestão linha dura.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Escola Estadual Professor Waldocke Fricke vivia verdadeiros momentos de terror. Isso porque os bandidos promoviam arrastões no local e os alunos passaram a frequentar com muito medo. Segundo relatos da diretoria, os estudantes só saíam para o intervalo com a mochila nas costas por medo de serem roubados pelos próprios colegas. Brigas no pátio, armas brancas circulando e uso de drogas completavam o cenário.

Em 2012, a pedido do governo estadual, a Polícia Militar assumiu o controle da escola, que passou a se chamar 3° Colégio Militar da PM Professor Waldocke Fricke de Lyra, que atende cerca de 2 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.

A mudança veio acompanhada de uma reforma na estrutura física e de uma gestão “linha dura”. Farda e horário rígido para entrar. Para sair, só quando todas as tarefas forem finalizadas. A ordem é tirar a bateria do celular depois de entrar na escola. Se flagrado usando o aparelho, o aluno terá que esperar até o bimestre seguinte para reavê-lo.

Hoje, ao passarem pelos policiais armados que atuam como inspetores nos corredores, estudantes ajeitam a coluna e batem continência. A rotina nos rígidos moldes militares inclui gritos de guerra antes de iniciar a jornada, além de distribuição de distintivos e de patentes para quem tem notas de destaque. Indisciplinas reiteradas levam à expulsão. Só nos cinco primeiros meses de 2015, cinco foram desligados por não se adequarem. O corpo docente também mudou, e a maioria dos professores antigos deixou a escola.

“Sei que há uma corrente na educação resistente ao nosso modelo, mas acho que, para o nosso público, vindo de uma desestrutura familiar e carência social muito grande, ele faz a diferença”, diz o coronel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES