Polícia diz que morte de brasileira foi suicídio, mas pais contestam

Jovem aparece enforcada, dentro de guarda-roupa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Mãe, paguei a faculdade. Não precisa mandar o dinheiro do livro porque eu já comprei", disse Jhessica Freitas Almeida da Silva, 20 anos, à mãe Cristiana Freitas, 39, pelo telefone, em 31 de março. Foi a última vez que ela ouviu a voz da filha única, que morava em Long Island, em Great River, próximo a Nova Iorque, Estados Unidos, onde estudava e trabalhava como babá.

Dois dias depois, o telefone da casa da família, em Vila Valqueire, tocou. Do outro lado da linha, funcionária do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, se apresentou e disse: ?A Jhessica faleceu?. Começava um drama.

A jovem foi encontrada morta em 1º de abril, enforcada e pendurada por um cinto no guarda-roupa do quarto dela. No atestado de óbito, emitido pelo Consulado-Geral do Brasil nos EUA, em 5 de abril, consta como causa da morte autoenforcamento (suicídio). Mas a família contesta a versão para a morte e critica a investigação americana, e o Ministério das Relações Exteriores e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos por não cobrar empenho das autoridades americanas.

?Minha filha não faria isso. Ela era feliz, estava realizando o sonho de morar lá. Quem planeja o futuro não pensa em se matar. A polícia americana não nos informou o que aconteceu e concluiu as investigações em poucos dias dizendo que foi suicídio. Temos muitas dúvidas?, conta, chorando, o pai dela, o suboficial da Marinha João Vieira da Silva, 46.

Estudante de Psicologia na SuffolK County Community College, Jhessica morava há dois anos e quatro meses nos Estados Unidos, e trabalhava como babá para John Surace e a mulher dele, cuidando dos três filhos dos americanos. Segundo os pais da jovem, o cordão da filha sumiu, assim como o anel que ganhou deles aos 15 anos.

?Ela não tirava esse cordão, e nenhum desses objetos nos foi entregue. Aliás, poucas coisas dela foram devolvidas. Quando fui informada da morte, desliguei o telefone achando que era trote. Depois, entrei em desespero?, lembrou Cristiana. Após a notícia, ela e o marido tiveram que ser hospitalizados e ainda estão sob cuidados médicos. Jhessica foi enterrada em 6 de abril, no Caju.

Patrão revirou quarto da jovem antes da polícia

A família da jovem estranha a rapidez com que o caso foi resolvido. Entre a data em que Jhessica foi achada morta e a chegada do corpo no Rio, passaram-se cinco dias. João foi aos EUA liberar o corpo: ?Lá, me disseram que as investigações ainda estavam em curso. A polícia terá que provar que foi suicídio. Se for, temos que saber o motivo, mesmo que nos faça sofrer mais?.

Segundo os pais de Jhessica, o corpo foi encontrado por John, que seria vendedor de seguros para policiais de Nova Iorque. ?Ele nos contou, por um tradutor, que arrombou a porta do quarto porque minha filha não atendia os chamados. Depois revirou o quarto tentando achar pistas sobre o ocorrido. O local não foi preservado. Não acuso ninguém, mas preciso de respostas?, completa o oficial.

João conta que o patrão da jovem sugeriu que o corpo fosse cremado nos EUA e ofereceu passagens: ?Foi muito frio conosco. Só pedia desculpas. Ainda deu coisas da minha filha para igreja sem nossa autorização. E a polícia entregou a ele (John) o laptop e iPhone da minha filha?.

Preparação para viagem sem que os pais soubessem

Determinada a viver nos EUA, Jhessica se preparou para a viagem sem que os pais soubessem: aprendeu inglês sozinha e depois se matriculou em curso para aprimorar a língua. Inicialmente, eles foram contra a viagem. Mas o pai ?capitulou? após conversa com a filha: ?Ela disse : ?Você está querendo que eu viva o seu sonho, e não o meu??, lembrou ele.

Hoje, para matar as saudades da filha, ele e a mulher passam horas no quarto da jovem, entre os poucos objetos que restaram. ?Foi isso que sobrou dela?, desabafou João, mostrando a mala de Jhessica. Ele a mulher estiveram com a jovem em março, nos Estados Unidos.

O casal pediu ajuda ao Itamaraty e à Secretaria Nacional de Direitos Humanos, para onde enviaram um dossiê sobre o caso, dia 14. A secretaria, porém, disse que soube do caso ontem e afirmou que entrará em contato com o Itamaraty a fim de saber as medidas que estão sendo tomadas. Já o Itamaraty informou que o Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque pediu cópia da investigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES