Polícia sul-africana se prepara para detectar "bombas sujas" durante a Copa

O órgão de controle nuclear da ONU está formando agentes para que eles detectem possíveis focos de radiação

As forças de segurança da África do Sul estão participando de um treinamento para combater os riscos de uma ?bomba suja? durante a Copa do Mundo deste ano, que começa no dia 11 de junho. Quem confirmou a informação nesta sexta-feira foi uma responsável pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O órgão de controle nuclear da ONU está formando agentes para que eles detectem possíveis focos de radiação, explicou Anita Nilsson. ?Damos muita atenção a segurança desse tipo de eventos, mas ainda não havíamos dado uma atenção especial para questões dessa dimensão até os Jogos Olímpicos de 2004 [em Atenas]?, disse.

A AIEA formou ?diversas pessoas? na África do Sul e o país ?está preparado?, assegurou Anita Nilsson, que se encontra em Washington para participar de uma cúpula sobre segurança nuclear que acontecerá entre os dias 12 e 13 abril.

A ?bomba suja? é uma mescla de explosivos convencionais com material radioativo. Até agora, apenas o Iraque de Saddam Hussein tentou, nos anos 1980, colocar produtos nucleares em suas bombas.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br