75 presos fugiram da Penitenciária de Esperantina durante rebelião

Segundo a Sejus, 20 dos fugitivos já foram recapturados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (07), a Secretaria de Justiça do Piauí informou que 75 detentos conseguiram fugir da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Ribeiro, em Esperantina, após uma rebelião ocorrida na última sexta-feira (07). De acordo com a secretaria, 20 detentos já foram recapturados e 55 continuam foragidos. 

Na manhã da sexta-feira os detentos realizaram um motim no presídios, mas foram controlados por agentes penitenciários e policiais militares. No entanto, durante a tarde os detentos voltaram a se rebelar, chegando à área externa do presídio. A rebelião foi controlada por volta das 18 horas, com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar. 

De acordo com a nota divulgada pela Sejus, 30 policiais militares trabalham na tentativa de recapturar os detentos que ainda estão foragidos. A secretaria ainda destaca que, por conta das condições em que a estrutura do presídio ficou após a rebelião, 100 detentos precisaram ser substituídos para outras unidades prisionais do estado. 

Confira a nota na integra:

A rebelião ocorrida na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, na tarde dessa sexta-feira (6), foi controlada por volta das 18h, após a Tropa de Choque da Polícia Militar entrar no presídio.

Informações da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) apontam que 20 presos fugitivos já foram capturados e 55 estão sendo procurados por 30 policiais militares da região de Esperantina e de Teresina.

Relatório preliminar do Setor de Engenharia aponta que a deterioração da unidade está em grau elevado. Foram transferidos 110 presos para outros presídios do Estado.

O Comando Geral da Polícia Militar reforçou o efetivo de PMs em Esperantina e na região, para garantir a segurança da população e efetuar a captura dos foragidos. A Polícia Civil e a Promotoria de Justiça de Esperantina já foram acionados para investigar a causa e a motivação da rebelião.

Além da Secretaria de Justiça, estão colaborando no caso a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Esperantina, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, entre outros órgãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES