SEÇÕES

A partir desta terça-feira, eleitores não podem ser preso ou detido

A prisão só pode acontecer se for em flagrante delito

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o artigo 236, do Código Eleitoral, a partir desta terça-feira (27) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrnte delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou ainda, por desrespeito a salvo conduto. A lei fala de cinco dias antes e até 48 horas depois do encerramento da eleição.

Mas, caso o eleitor seja pego em flagrante delito, como por exemplo, fazendo propaganda de boca de urna no dia da eleição poderá ser preso e punido com seis meses a um ano de detenção, havendo a possibilidade de prestação de serviços à comunidade por igual períod e mais multa no valor de 5 mil a 15 mil UFIR.

Mas a legislação permite, no dia do pleito, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

No entanto, é vedado, até o término do horário de votação, qualquer ato que caracterize manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos, tal como a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado.

O uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.

Os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente podem usar crachás em que constem o nome e a sigla da legenda ou coligação a que sirvam, também sendo vedada a padronização do vestuário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos