Campanha de vacinação contra raiva em Teresina é adiada

Empresa não entregou em tempo hábil insumos para vacinação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Teresina, que estava programada para acontecer neste sábado, 19 de novembro, foi adiada. O adiamento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI), se deve ao fato da empresa responsável pelo fornecimento dos insumos (seringas e agulhas) não ter entregue em tempo hábil, o que inviabiliza a vacinação.

De acordo com Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital, há uma previsão para que a vacinação ocorra no dia 03 de dezembro. “Aqui em Teresina já estamos com as doses das vacinas disponíveis e organizadas, no entanto, necessitamos dos insumos que são disponibilizados pela SESAPI para a execução da campanha. Já temos a previsão que ocorra no dia 03 de dezembro, mas estamos esperando a confirmação da SESAPI quanto à entrega dos insumos pela empresa”, explica a gerente.

Oriana informa ainda que todos os postos de vacinação, bem como os vacinadores e anotadores já estão definidos para a realização da vacinação. A meta em Teresina é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva, que é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos e a única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, que podem ser transmissores da doença.

Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado. Além da etapa urbana, a vacinação acontece também na zona rural da cidade, onde

as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) vão de propriedade em propriedade imunizando os animais. “Tão logo a gente receba a confirmação da SESAPI quanto ao recebimento dos insumos informaremos a população sobre a nova data de vacinação contra a raiva tanto na zona urbana, quanto rural”, destaca Oriana Bezerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES