Com a crise, comércio de Picos demite mais de 400 pessoas

Comércio picoense demite 483 pessoas em 2017

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A crise econômica que atinge todo o país, reduzindo o poder de compra do consumidor tem como reflexo: demissões no mercado de trabalho, algumas realizadas em massa pelas empresas. No comércio de Picos, a situação não é diferente, de janeiro até a segunda semana de junho de 2017, 483 funcionários foram demitidos do setor. O quantitativo registrado neste período é inferior a 2016, que atingiu o índice de 486 demissões.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Servidores de Picos (SINTRCS), Marcos Holanda (foto abaixo), ressaltou que a fonte geradora de empregos no município é o comércio. Segundo ele, apesar do índice permanecer equilibrado comparado ao ano anterior, o mesmo é elevado para a capacidade econômica da cidade.

“Devido à crise imaginávamos que a quantidade de funcionários demitidos seria ainda maior, mas felizmente os números se mantiveram equilibrados. Mas, para uma cidade na proporção de Picos, o número é elevado, muitas pessoas desempregadas, haja vista que a crise atinge quase todos os setores lojista, atacadista e o varejista”, enfatizou o presidente.

Vendas no comércio reduziram em até 35%

A crise não só pegou de cheio os funcionários que foram demitidos, mas os próprios empresários que assistem a redução da receita, acarretada pela diminuição nas vendas. A estimativa segundo o Sindicato do Comércio de Picos é que elas reduziram em até 35%.

O número é preocupante e não é para menos, resultado do comparativo do mês de maio de 2016 e 2017, onde as datas comemorativas que impulsionam as compras não foram suficientes para alavancar as vendas.

O membro do Sindicato do Comércio e Patronal de Picos, também empresário do setor atacadista e varejista no segmento alimentício, Mário Monteiro, explicou que as famílias estão reduzindo as compras, até mesmo nos supermercados.

“A dona de casa passou a fazer cortes até mesmo nas compras de alimentos e passou a adquirir produtos mais baratos. Além disso, com a crise as pessoas deixaram de comprar nos grandes centros e passaram a movimentar o comércio no lugar onde vivem”, disse o empresário.

Diante da crise, o otimismo é também um fator que a acompanha. Em Picos, a expectativa de crescimento da economia nasce com novos empreendimentos que foram inaugurados e outros que ainda estão por virem, como os shoppings.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES