Dois carros-bomba matam 6 e deixam quase 220 feridos na Turquia

Autoridades já atribuíram o ataque ao PKK

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois carros-bomba atingiram delegacias de polícia no leste da Turquia, matando seis pessoas e ferindo pelo menos 219, afirmaram autoridades do país nesta quinta-feira (18).

Um ataque ocorreu na província de Van no fim da quarta-feira e matou um policial e dois civis. Pelo menos 73 outras pessoas - 53 civis e 20 policiais - ficaram feridas, segundo funcionários. Horas depois, outro carro-bomba foi detonado na cidade de Elazig no início desta quinta-feira, matou pelo menos três policiais e feriu 146 pessoas, afirmou o governador Murat Zorluoglu. Pelo menos 14 pessoas estão em estado grave após duplo atentado na Turquia.

Autoridades já atribuíram o primeiro ataque ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que lançou uma campanha de carros-bomba contra delegacias de polícia ou de ataques com bombas contra viaturas. Na semana passada, Cemil Bayik, comandante do PKK, ameaçou realizar mais ataques contra a polícia em cidades turcas.

A violência entre o PKK e as forças de segurança turcas recomeçou no ano passado, após o colapso de um frágil processo de paz. Desde então, mais de 600 membros das forças de segurança turcas e milhares de militantes do PKK foram mortos, segundo a agência estatal Anadolu. Grupos pelos direitos humanos afirmaram que centenas de civis também morreram nos confrontos.

Dezenas de milhares de pessoas morreram no conflito desde que o PKK tomou armas para lutar pela autonomia do sudeste turco, em 1984. A Turquia e seus aliados consideram o grupo uma organização terrorista.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (9), na Rússia. A dupla de autoridades se comprometeu a impulsionar os negócios e os laços nos setores de energia e turismo, em um encontro realizado para encerrar um período de meses de dificuldades na relação bilateral entre Moscou e Ancara.

 Em entrevista coletiva após as conversas, Putin disse que a Rússia irá gradualmente retirar as sanções comerciais impostas após jatos turcos F-16 derrubarem um avião russo perto da fronteira síria, em novembro, o que levou a um congelamento das relações diplomáticas entre os dois países. As sanções atingiram as exportações de frutas e vegetais da Turquia para a Rússia e restringiram o fluxo de turistas russos para as praias da Turquia, uma das principais fontes de caixa para este país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES