DPs tem três agentes cuidando de até 20 presos

Constantino Júnior contou que, quando entrou para a polícia, eram 2000 policiais.

Constantino Júnior e Tiago Dias | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A situação nos distritos policiais de Teresina está crítica. Segundo o delegado da Polícia Civil Tiago Dias, algumas delegacias tem dois ou três policiais civis por plantão, cuidando de mais de vinte presos. Ele e o diretor jurídico do Sinpolpi (Sindicato dos Policiais Civis do Piauí), Constantino Júnior estiveram hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte, e o delegado listou o que seriam os três problemas da polícia civil piauiense: a carência de efetivo, o desvio de função de alguns agentes e a falta de otimização dos policiais. ?Por conta dessas falhas é que a grande maioria dos delitos fica sem resolução?, afirmou o delegado.

Na madrugada de domingo, o 22º DP, na Santa Maria da Codipi, foi invadida por oito homens armados, que renderam os plantonistas. Na ação, os bandidos libertaram outros oito que estavam presos, e roubaram duas pistolas 40. As armas foram encontradas pelo serviço de inteligência da Polícia Militar e GATE em uma boca de fumo na Vila Firmino Filho, junto com alguma quantidade de maconha e crack. Todos que estavam presentes conseguiram fugir.

Constantino Júnior contou que, quando entrou para a polícia, eram 2000 policiais. Atualmente, o número foi reduzido para algo em torno de 1300 homens. ?Por isso aconteceu esse episódio no 22º DP. Os agentes que estavam custodiando os presos, o que não é função da Polícia Civil, ficam sem condições de esboçar qualquer reação?. Segundo ele, com o passar dos anos, muitos policiais se aposentaram ou faleceram e não foram repostos, e os que sobraram ficam sobrecarregados. ?A Polícia Civil envelheceu?, afirmou.

O delegado Tiago Dias disse que muito da força da polícia é comprometida por que agentes especializados em investigações são usados em cargos administrativos e na custódia de presos. Ele informou que existem 300 agentes aprovados esperando homologação e 30 delegados prontos, faltando apenas a nomeação. ?Mas também não adianta só aumentar o efetivo, temos que otimizar a polícia, formar técnicos administrativos para ocupar esses cargos, por exemplo?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES