SEÇÕES

Candidatos a prefeito em Teresina optam por votar mais cedo

Algumas pessoas preferem votar cedo por causa do calor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 17h

Algumas urnas já estão fechando, mas enquanto tiver eleitor na fila eles votam depois de entrarem nas zonas eleitorais. A transmissão de dados vai ser mais rápida por conta do uso de novas tecnologias, por isso, há uma estimativa do resultado, onde existe uma previsão do próprio Tribunal Regional Eleitoral que a apuração encerreaté as 19h.

Atualizada às 14h58

A Justiça Eleitoral está apostando na tecnologia durante essas eleições e um dos principais objetivos é que os eleitores façam o papel de fiscais. Um balanço parcial através do aplicativo Pardal mostra que já foram recebidas 1558 denúncias até o momento, um número considerado pequeno já que falta amplitude do aplicativo no interior do estado. Isso porque 80% das denúncias recebidas vieram de Teresina.

Quase metade desse número aponta que as denúncias foram feitas por causa de propaganda eleitoral irregular, a compra de votos motivou apenas 10% das denúncias que chegaram no aplicativo. Ainda sobre a fiscalização, o Ministério Público Estadual, através do Ministério Público Federal mantém um plantão permanente onde os eleitores podem fazer denúncias por meio do telefone 3214-5902. Quem quiser fazer denúncias pode se dirigir à sede do Ministério Público Federal na Avenida João XXIII, na zona Leste de Teresina.

Atualizada às 14h00

O setor de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral recebeu a informação de 54 ocorrências já registradas em todo o Piauí. 18 urnas já tiveram que ser substituídas. No município de Landri Sales, ocorreu o problema de falta de energia elétrica e as urnas tiveram que ser substituídas com utilização de bateria. Foi pedido um reforço mas a luz voltou e a votação acontece de forma normal.

Atualizada às 13:50h

O Tribunal Regional Eleitoral tem recebido informações de que a eleição está acontecendo de forma rápida. Havia uma preocupação já que apenas 69% do eleitorado vota através do sistema de biometria. Mas mesmo em locais que as filas são grandes, a votação está acontecendo com fluidez.

Existem registros de eleitores que não estão encontrando as suas seções eleitorais, isso porque muitas pessoas deixaram para procurar suas seções  no local de votação. O Tribunal Regional Eleitoral recomenda que o eleitor olhe nos sites que estão disponibilizando essa informação.

Atualizada às 12h:45

A candidata à Prefeitura de Teresina Luciane Santos do PSTU votou na Escola Delmira Machado no bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina. Ela destacou sua caminhada durante o período. "Foi uma campanha vitoriosa, conseguimos trazer militantes e colocar nosso programa nacional "Fora Temer" em prática aqui em Teresina. Lamentamos o pouco tempo na TV nessas eleições. Conseguimos mostrar que a nossa classe tem alternativa", disse.

Atualizada às 11h:50

O repórter Luiz Fernando mostrou ao vivo as dificuldades para eleitores votarem na Escola Cláudio Ferreira no bairro Marquês na zona norte de Teresina. Uma única urna para três seções eleitorais, 400, 401 e 402. Além da demora, pessoas passaram mal e até desistiram de votar, por isso preferem pagar a multa. "Eu estou acostumado e acontece a mesma coisa há dois anos. Muita demora e o problema está na Justiça Eleitoral que não resolve isso. Não melhorou em nada", disse um eleitor que estava na fila. 

Atualizada às 11h:16

O atual prefeito e candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB), enfrentou a fila para votar em uma sessão do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí. 

"Foi uma campanha positiva nós percorremos a cidade de Teresina buscando levar uma mensagem, que não apenas de prestação de contas, mas também mostrando novos projetos para a nossa cidade e buscamos a gora renovar este voto de fé e esperança para que nos possamos fazer muito mais nos próximos anos”, disse Firmino. 

Atualizada às 10h:25

O candidato do PTB, jornalista Amadeu Campos, votou em uma escola particular da zona leste de Teresina. Amadeu chegou ao local de votação acompanhado do senador Elmano Férrer (PTB), do deputado estadual Evaldo Gomes (PTC) e do candidato a vice de sua chapa, Décio Solano. 

"Hoje é um dia em que começa uma nova história a ser contada em Teresina, a história da mudança de uma cidade que preste mais atenção nas pessoas, no povo e é com esse sentimento e com essa confiança que nos estamos durante dia de democracia”, disse Amadeu Campos. 

Lourdes Melo, candidata pelo Partido da Causa Operária, também votou na manhã deste domingo (02). A professora votou na Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, no bairro Bela Vista, zona sul da capital. 

"Nós estamos aqui para dizer para a população que a luta contra o golpe continua, que a eleição não vai alterar o nosso dia a dia de luta para denunciar todos os golpistas”, disse a candidata. 

Atualizada às 09h:20

O candidato a prefeito pelo PSD, deputado estadual Dr. Pessoa, votou na manhã deste domingo (02) na escola Atilhon Ribeiro Soares, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. Dr. Pessoa, mostrou-se confiante no segundo turno e afirmou que sua candidatura é guiada pelo povo. 

"Teresina é Deus e o povo, não tem mais poder econômico e blocão, então é a vontade do povo, é o povo e Deus que estão me guiando. Caindo no segundo turno essa eleição é do povo, não e do Dr. Pessoa”, disse o candidato.

Atualizada às 08h:43

O candidato Quem Quem votou na Unidade Escola Sinval de Castro, no bairro Marquês, zona norte de Teresina. Quem Quem afirmou estar confiante em um bom resultado já que, segundo ele, a população absorveu suas propostas. 

"Estou confiante porque nas ruas onde andamos com a nossa propaganda bem humorada propositiva foi absorvida por nossos irmãos de Teresina e agora e esperar pelo show da democracia. Essa nossa democracia que embora jovem, mas a cada dia amadurecendo fazendo com o nossos irmãos façam valer os seus direitos, suas vontades”, disse. 

Atualizada às 08h:37

O candidato do PSOL, Everton Diego, foi o primeiro a votar em Teresina. O professor votou na Unidade Escolar Ofélio Leitão, no bairro Porto Alegre, zona sul da capital. 

"É um sensação de dever cumprido, hoje é o dia onde culmina todo um trabalho, em que você larga a sua rotina e vai defender aquilo que você acredita. Então, hoje é a culminância de todo esse trabalho e é uma sensação muito especial”, falou o candidato. 

Matéria original

As filas nos locais de votação estão marcando o início das eleições municipais na Unidade Escolar Celso Pinheiro no bairro Primavera na zona norte de Teresina. Cerca de 200 pessoas estão na fila esperando a abertura dos portões. A advogada Lúcia Bezerra disse que prefere votar mais cedo para ficar livre para outras atividades familiares. "Quero aproveitar o tempo mais ameno, por que mais tarde o calor fica mais forte", disse.

O prefeito Firmino Filho do PSDB vota no CCE - Centro de Ciências da Educação na UFPI. O candidato do PSD à Prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa, vai votar às 8h:30 na Escola Municipal Antilhon Ribeiro Soares no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. 

O candidato do PTB, Amadeu Campos, vai votar no Colégio Madre Savina na zona leste de Teresina. Em Geminiano, zona sul do Piauí, foi presa uma mulher com R$ 30 mil para a compra de votos. Ela foi presa pela Polícia Civil. 

Também participa desta cobertura o repórter Luiz Carlos Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos