Garota revela que pai usava chicote para torturar família

Adolescente foi colocada em segurança com a irmã

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A estudante Gloria Maria de Souza Rocha, de 17 anos, informou em depoimento, segundo seu advogado, nesta segunda-feira (12), na Vara da Infância e da Juventude de Santos, no litoral de São Paulo, que o pai tem um chicote em casa e que o utilizava para agredir ela e a mãe. O Conselho Tutelar disse que a jovem foi colocada em segurança e ficará acompanhada da irmã.

A história de Gloria repercutiu nas redes sociais depois que ela fugiu de casa. O suposto desaparecimento revelou, na verdade, as agressões que ela diz ter sofrido do pai, o escritor Joselito Oliveira Rocha, de 40 anos. O fato ainda fez a adolescente reencontrar, após 16 anos, a irmã Erika Cristina Carballo de Oliveira, de 23, que foi retirada da casa dos pais por maus-tratos quando tinha seis anos.

"No relato da filha [ao promotor Carlos Alberto Carmello Júnior], ela chega a dizer que há um chicote para que ele [Joselito] bata nelas [mãe e filha]. Então, haverá a apuração do crime de maus-tratos pela Delegacia da Mulher", afirmou o advogado da jovem, Dárcio Cesar Marques, no Fórum de Santos.

Marques ainda disse que Gloria informou à Promotoria que a mãe, Maria José de Souza Franklin, de 44 anos, "é agredida violentamente e também verbalmente" pelo marido. Foram, aproximadamente, cinco horas de depoimentos prestados pelos envolvidos diretamente no caso e testemunhas dos fatos relatados.

"Eu sei que ela [Gloria] estava sofrendo ameaças e agressões, e que estava vivendo em um ambiente muito agressivo", afirmou a irmã da jovem, Erika. Aos 6 anos, a Justiça determinou que Maria e Joselito perdessem a guarda dela pelo mesmo crime. As duas se reencontraram em uma rede social, em um pedido de ajuda, na última semana.

O conselheiro tutelar de Santos, Mauricio Bezouro Carvalho, disse que Gloria está guardada e segura em um lugar que não pode ser revelado até que a nova guarda definitiva seja estabelecida. "O caso entrou em segredo de Justiça, para preservar os envolvidos. Temos que aguardar o desfecho [a decisão] da audiência [com o juiz]".

Por enquanto, Gloria terá a companhia da irmã, que a ajudou a relevar o que ocorria dentro de casa. A parte criminal, envolvendo maus-tratos, deverá ser apurada, segundo o advogado, pela Polícia Civil, a partir desta terça-feira (13). Joselito e Maria José estão desaparecidos após a denúncia feita pelos familiares à polícia.

O caso

Na noite de domingo (11), após cinco dias desaparecida, retornar para casa e alegar ter sido forçada a gravar um vídeo com o pai, dizendo que estava tudo bem, e registrar um boletim de ocorrência contra as pessoas que a ajudaram, Gloria resolveu procurar a polícia. Ela apresentou uma denúncia contra Joselito.

A coordenadora do Colégio Ramos Lopes, Daniela Cabral, de onde a aluna supostamente tinha desaparecido há uma semana, acompanhava os bastidores da história e foi quem acionou o Conselho Tutelar em Santos para auxiliar no caso. "Eu disse a ela [Gloria] para confiar em mim, que eu tentaria protegê-la".

Daniela e Erika conseguiram se encontrar com Gloria, que as acompanhou até a delegacia. A mãe, Maria José, se reencontrou com a primeira filha, pediu desculpas e disse a ela que, pela primeira vez, "toparia falar a verdade". No trajeto, Joselito as surpreendeu em um carro e levou a esposa à força, segundo elas.

O caso foi registrado como ameaça (diante das acusações contra o pai), denunciação caluniosa e constrangimento ilegal (por alegar ter sido coagida a fazer um boletim com informações falsas e gravar um vídeo dizendo que estava tudo bem). Na segunda-feira, houve a audiência na Vara da Infância e Juventude de Santos.

Joselito e Maria estão desaparecidos desde o ocorrido e o G1 tenta contato com eles por meio dos telefones que ambos divulgaram na ocasião do sumiço da filha. Ainda segundo o advogado da jovem, a Polícia Civil também deverá iniciar uma investigação para tentar localizar a mãe da jovem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES