Justiça autoriza Suzane von Richthofen a frequentar faculdade

Suzane ficou em regime fechado durante 13 anos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça de São Paulo autorizou Suzane Von Richthofen, condenada a 39 anos de prisão por participar da morte dos pais em 2002, a frequentar o curso de Administração de Empresas na Universidade Anhanguera de Taubaté. A cidade é vizinha a Tremembé, onde fica a penitenciária onde Suzane está presa.

O mandado de segurança concedido na quinta-feira (7) pelo desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan derruba decisão da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, que tinha impedido Suzane de fazer o curso universitário.

O desembargador afirmou em seu despacho que a "repulsa" que a presença da presa no curso superior poderia causar e que foi mencionada na decisão de primeira instância é uma "ilação subjetiva". Segundo ele, apenas a efetiva frequência dela às aulas poderá mostrar como será sua integração com a classe.

O magistrado lembrou ainda que Suzane ficou em regime fechado durante 13 anos sem ter cometido uma falta disciplinar e que atualmente está no regime semiaberto. Em março, ela foi beneficiada com a saída temporária de Páscoa e regressou à prisão um dia antes do previsto. Foi a primeira vez que a detenta deixou a prisão desde sua condenação, em 2006.

"É um direito inalienável do preso o direito ao estudo, sendo que, se manifestou interesse em se aprimorar intelectualmente em curso superior, o que atinge menos de dois por cento da população carcerária, tal intenção deve ser respeitada e inclusive servir de exemplo para os demais reeducandos, como demonstração de que a terapêutica penal abriu novos horizontes para a impetrante", disse o desembargador.

A súmula 341 do Superior Tribunal de Justiça (STJ) prevê que a frequência a um curso de ensino formal pode ser usada para a remição de parte da pena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES