Menino chora ao enterrar irmã morta em 'crime de honra'

A razão para o crime foi que a adolescente se negou a trabalhar

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana, Zahra foi enterrada em Cabul, no Afeganistão. A menina foi morta aos 14 anos, pela família do marido. A razão para o crime foi que a adolescente se negou a trabalhar em campos de ópio, porque estava grávida. A adolescente foi "negociada" com a família da esposa mais jovem do seu pai. Como os dois se casaram contra a vontade da família da mulher, Zahra foi entregue à família da mulher para "resolver" a disputa.

Desde que se casou com o filho do cunhado do pai, aos 13 anos - em uma prática ilegal chamada Baad, que envolve a "troca" de mulheres para solucionar disputas entre a família - a jovem era vítima de violência doméstica.

"Ninguém prestou atenção nela, mesmo quando ela foi esfaqueada, espancada e ameaçada", disse o pai da jovem aos repórteres. Ao ser questionado sobre o fato de ter cometido um crime, ao forçar a adolescente a se casar, ele respondeu, com frieza. "Se eu cometi um crime ou não, isso não vai trazê-la de volta".

"Ela estava grávida, mas perdeu a criança quando foi queimada. Nós testemunhamos dois assassinatos, e dois crimes", disse o ativista Baqi Samandar. Segundo veículos de imprensa locais, ela foi queimada viva e torturada.

Boa parte família do seu marido, responsável pelo crime, está foragida. Segundo a agência Rawa, o sogro da adolescente foi preso. A adolescente teve 90% do seu corpo queimado. "Exceto pela sola dos pés, todo o corpo de Zahra foi queimado", disse Saber Nasib, médico da equipe que atendeu a menina em Cabul.

De acordo com a Comissão Independente de Direitos Humanos do Afeganistão, no último ano o número de denúncias de violência contra a mulher subiu 7,32%, totalizando 2.403 casos reportados. Muitos crimes, no entanto, não são comunicados à polícia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES