Novos presídios reduzirão superlotação no sistema prisional do PI

A meta do Estado é abrir mais de mil vagas até 2018

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sistema prisional do Piauí tem cerca de 1.780 presos a mais do que a capacidade de lotação dos 15 estabelecimentos prisionais do Estado (2.230 vagas). A superlotação dos presídios é uma realidade que afeta o sistema penitenciário de todo o país.

De acordo com o relatório Geopresídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem, hoje, um déficit de 251.333 vagas. Ou seja, as 2.771 unidades penais estão abrigando 650.700 pessoas, quando sua capacidade é de apenas 399.367.

No Piauí, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça do Piauí (Sejus), está ampliando a capacidade de lotação do sistema prisional, reformando e construindo novas unidades penitenciárias, com o objetivo de reduzir o excedente prisional.

A Sejus prevê a abertura da Casa de Detenção de Campo Maior (160 vagas) para este semestre. A Cadeia Pública de Altos (600 vagas) está 20% concluída e será entregue até 2018. Também está em fase de conclusão a Central de Triagem de Teresina, com 160 vagas.

Também já estão em fase de projeto as novas penitenciárias de Oeiras (196 vagas) e Bom Princípio (334 vagas). Além das novas unidades, a Secretaria da Justiça está ampliando vagas nas penitenciárias de Picos (70) e na Irmão Guido, em Teresina (50 vagas).

Em 2015, o Governo do Estado inaugurou a Casa de Detenção de Altos, que tem 140 vagas de capacidade e é referência nacional em segurança prisional. Essas obras fazem parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí.

“Trabalhamos em duas frentes, uma com novos presídios e ampliando os já existentes, e outra com as instituições do sistema de justiça, efetivando medidas que reduzam a superlotação existente e o índice de encarceramento”, explica o secretário da Justiça, Daniel Oliveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES