Polícia anuncia redução dos índices de criminalidade em São João do Piauí

A nota cita que a Polícia Civil de São João do Piauí instaurou, nos últimos 03 (três) meses, 32 (trinta e dois) Inquéritos Policiais, dos quais apenas dois ainda não foram remetidos ao Poder Judiciári

O delegado titular de São João do Piauí, Rodrigo Morais Matos, enviou à nossa redação uma Nota, como também conversou com nossa equipe de reportagem sobre as informações dos trabalhos da Polícia Civil do Piauí nos municípios que a Delegacia de Polícia atende, e ainda revelou os números oficiais da Secretaria de Segurança Pública sobre as ocorrências nestes últimos 03 meses em São João do Piauí e região. Os dados mostram uma redução dos índices de criminalidade. “Estamos na contramão do estado, onde os índices só aumentam. Ainda não está como o povo dessa cidade exige e merece, mas estamos, em parceria com a Polícia Militar, representada pelo Tenente Edilson, lutando para melhorar.” Acrescentou o Delegado Rodrigo.


A nota cita que a Polícia Civil de São João do Piauí instaurou, nos últimos 03 (três) meses, 32 (trinta e dois) Inquéritos Policiais, dos quais apenas dois ainda não foram remetidos ao Poder Judiciário. Salienta ainda que dentre estes, 06 (seis) Inquéritos são relacionados ao tráfico de drogas da região, com os traficantes identificados e presos, existindo um único foragido. “Se tivermos como foco outubro de 2014, temos uma redução de mais de 70% nos crimes contra o patrimônio, o que é bastante significativo quando o assunto é segurança pública. Isso se deve muito a chegada de mais policiais civis.” Disse o Delegado, lembrando que a Delegacia recebeu um reforço considerável de agentes investigadores e escrivã.

No trimestre, em parceria com a Polícia Militar, foram realizadas mais de 20 prisões, sendo que vários arrombadores de residência estão devidamente segregados em São Raimundo Nonato com prisão preventiva decretada. O texto lembra do crime de estupro contra uma menor de apenas 13 anos de idade, que abalou a ordem pública de São João do Piauí, e foi elucidado pela Polícia Civil. Como também cerca de 10 (dez) mandados de busca e apreensão domiciliar já foram cumpridos por fundada suspeita com o tráfico de drogas. A Polícia Civil realizou a devolução de 25 (vinte e cinco) inquéritos policiais com diligências cumpridas e que estavam parados na Delegacia de Polícia desde 2010, 2011 ou 2012.

A nota informa ainda:

“O intróito acima esboçado é revelado pelas estatísticas oficiais da Secretaria de Segurança Pública, quando fica patente a redução dos crimes contra o patrimônio em São João do Piauí/PI, senão vejamos:

Em Outubro de 2014, foram registrados 23 (vinte e três) crimes contra o patrimônio alheio, sendo que 18 (dezoito) foram furtos e 05 (cinco) foram roubos à mão armada;

Em novembro de 2014 foram registrados 14 (quatorze) crimes contra o patrimônio alheio, sendo 12 (doze) furtos e 02 (dois) roubos à mão armada;

Em dezembro de 2014 foram registrados 15 (quinze) crimes contra o patrimônio alheio, sendo 13 (treze) furtos e dois roubos à mão armada;

Em Janeiro de 2015 apenas 06 (seis) crimes contra o patrimônio alheio ocorreram em São João do Piauí, sendo 05 (cinco) furtos e 01 (um) roubo à mão armada.

Comparando-se o mês de outubro de 2014 com mês de janeiro de 2015, temos uma redução dos índices de criminalidade contra o patrimônio em mais de 70% nesta cidade. Frise-se que os números ora analisados são oficiais e estão no sistema da Secretaria de Segurança Pública do Estado.”

E encerra a comunicação informando que a publicidade dos dados ora averiguados tem o intuito de dar notoriedade ao trabalho das forças de segurança de São João do Piauí. E no mais, colocam-se à disposição dos membros da imprensa local para ulteriores informações.

Fonte: Portal Sanjoanense